O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/05/2025

Tragédia na Lagoa

Tragédia na Lagoa

Acontecimento histórico.

Pesquisa e texto:  Sandra da Costa Vasconcelos

Data: 24 de agosto de 1975

Local: João Pessoa – PB

No dia 24 de agosto de 1975, João Pessoa foi palco de uma das maiores tragédias de sua história: o naufrágio de uma embarcação na Lagoa do Parque Solon de Lucena, que resultou na morte de 35 pessoas, entre elas 29 crianças. A data, que deveria celebrar o Dia do Soldado, terminou em luto para a capital paraibana.

Durante as comemorações organizadas pelo Exército, com exposições de armamentos, viaturas e outras atrações,  passeios foram oferecidos  pela Lagoa. Com capacidade para 60 pessoas, a embarcação partiu com cerca de 200 a bordo e naufragou por volta das 17h15. O resgate envolveu bombeiros, policiais e civis, mas muitos não sobreviveram.

“De longe não era possível ver sequer o lastro da embarcação, por causa do grande número de ocupantes da barca. Quando a embarcação já se encontrava em um local mais profundo, as pessoas que estavam em terra começaram a se preocupar porque observaram que o barco estava desaparecendo. Das margens da Lagoa, ouvíamos apelos e gritos vindos do barco”, disse Gilvan de Brito, jornalista e escritor, em reportagem do Portal Correio no ano de 2015.

O acidente foi anunciado no rádio e em poucos minutos o Corpo de Bombeiros chegou à Lagoa para fazer o resgate das vítimas. Pessoas que observavam o passeio também atuaram na operação. 

A comoção foi nacional. O jornal Correio da Paraíba retratou o luto das famílias e a atuação de policiais que morreram tentando salvar vidas. A tragédia estampou os jornais O Globo e Folha de S. Paulo, e, em sinal de respeito, o desfile de 7 de Setembro foi cancelado naquele ano.

Em 2016, a TV Assembleia produziu o documentário Lagoa 1975: O passeio que não terminou, dirigido por Vall França. O filme resgata relatos de sobreviventes e testemunhas, buscando preservar a memória do ocorrido. “Muitos tratam como lenda urbana, mas foi um fato real e marcante para a cidade”, afirma uma jornalista. O documentário foi distribuído para escolas da Paraíba e também está disponível gratuitamente no YouTube.

Fontes:

https://portalcorreio.com.br/tragedia-na-lagoa-de-joao-pessoa-completa-45-anos/

https://www.opovopb.com.br/tragedia-da-lagoa-completa-49-anos-o-acidente-que-vitimou-35-pessoas-em-joao-pessoa/

https://www.portaldacapital.com/2020/08/25/tragedia-na-lagoa-de-joao-pessoa-completa-45-anos/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *