Fundação: 2020
Equipe:
Coordenação: Maria das Graças Rodrigues (COEX)
Apresentação: Ana Clara Cordeiro, bolsista e graduanda em Rádio e Tv.
Instagram: https://www.instagram.com/tramasdaquarentena/
Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCMlm1ODPebBCJ5qShiyFFTg
Spotify: https://open.spotify.com/show/05GvgBMICjvXupsShA7IRt
Rádio pública: https://radiopublic.com/tramas-da-quarentena-WJaBnZ
Google Podcasts: https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8yN2QzNzJjNC9wb2RjYXN0L3Jzcw==
O projeto de extensão Tramas da Quarentena partiu de uma iniciativa integrada ao projeto de extensão “Mostre Seu Talento: Diálogos entre conhecimento, arte e cultura”, no ano de 2020. Sendo uma das ações que promove a troca de ideias entre a comunidade universitária no período de isolamento social, devido à pandemia da Covid-19.
O objetivo inicial foi propor debates que deveriam acontecer de forma presencial se não fosse a pandemia. Porém, é definido como um diálogo junto a artistas da instituição e produtores culturais fomentando espaços de conversa entre artistas e o público conectado à área sobre assuntos e dilemas da relação entre as artes e produção cultural.
Com a questão do enfrentamento à pandemia da Covid-19, o projeto passou por uma reformulação, sendo realizado a distância, surgindo assim o Podcast Tramas da Quarentena.
“…com a ideia de que mesmo separados fisicamente, possamos levar informação e arte por meio de ondas sonoras como estratégia de mobilização, interagindo com diversos atores da cadeia produtiva da arte e cultura da Paraíba.” diz, Ana Clara.
No ano de 2020, o projeto foi coordenado pela produtora cultural Bárbara Duarte (NAC/PROEX/UFPB) e atualmente está sendo coordenado pela servidora Maria das Graças Rodrigues (COEX), e segue sendo apresentado pela bolsista, graduanda em Rádio e Tv, Ana Clara Cordeiro.
Ao serem indagadas sobre como mantém a relação com cultura paraibana, é dito que a arte no geral necessita dos seus elementos, sendo eles o público, o palco, elenco e espectadores. Então, ao observarem a cidade de João Pessoa parada devido às medidas sanitárias, foram notadas as dificuldades que o setor vem enfrentando para sobreviver neste período. Com isso, já na primeira edição foram buscados diferentes temas relacionados a cultura popular, arte contemporânea, artes visuais e artistas do cenário paraibano e outros. Porém, a segunda edição tem como intuito mostrar ao público a arte que é desenvolvida dentro da Universidade Federal da Paraíba através da comunidade universitária de servidores docentes, discentes e técnicos administrativos.
A escolha dos convidados para a roda de conversa se dá através de pesquisas sobre os temas a serem pautados e em seguida, os possíveis convites. Com isso, o artista é convidado e as entrevistas ocorrem por web chamadas.
Jaqueline Rodrigues
Entrevista por Jaqueline Rodrigues com o projeto “Tramas da Quarentena”
Imagens: Reprodução/Instagram – @tramasdaquarentena