Criação: 2019
Instagram: https://www.instagram.com/tronxofilmes/
Facebook: https://www.facebook.com/tronxofilmes/
Demo reel: https://www.youtube.com/watch?v=rn9ydN73oRc
A Tronxo Filmes é uma produtora que foi criada em 2019 pelo realizador audiovisual Jaime Guimarães, em Campina Grande, Paraíba. Na época ele estava finalizando seu curta-metragem Pranto e precisava de algum selo que identificasse a produção para o público, para inscrição em festivais e demandas de distribuição.
Como tratava-se de um filme de terror e Jaime tinha o objetivo de produzir mais filmes de gênero, ele resolveu criar o nome “Tronxo Filmes”. A palavra “tronxo” muito utilizada no linguajar paraibano/nordestino pode referir-se, entre outras coisas, a algo que é estranho, tenebroso, esquisito. O filme Pranto tem esse apelo e por isso a produtora ganhou esse nome. O próprio logo da Produtora remete a essa ideia de filmes de terror.
Com o passar do tempo a Tronxo Filmes enveredou por outros caminhos e seu criador também, realizando coberturas de festivais de arte e palhaçaria, além de serviços de produção, captação e finalização. Alguns trabalhos da produtora são os filmes do próprio Jaime: Abrição de Portas (curta) e Cordelina (longa), ambos de 2022. Também os filmes de entrada da jovem cineasta cearense radicada na Paraíba Janaína Lacerda, Debaixo do Arvoredo e Não Existe Pôr do Sol.
Na área de festivais a Tronxo Filmes cobre há 4 anos os festivais Chama Violeta e Palhaçada é Coisa Séria, da produtora e artista pernambucana Odília Nunes, a qual tem o projeto No meu Terreiro tem Arte, que se tornou grande parceiro da Tronxo Filmes.
A Tronxo Filmes, recentemente, criou seu próprio festival de cinema, o Muído – Festival de Cinema de Campina Grande. A primeira edição foi realizada em agosto de 2022 e foi um grande sucesso de público e crítica.
Maiara Alves
Fonte:
Assessoria Tronxo Filmes