Naturalidade: Maués-AM / Radicada em Santa Rita-PB
Nascimento: 17 de agosto de 1956
Técnica artesanal: Crochê Manual.
Contato: (83) 98771-3527.
Matéria-prima: linhas, agulhas, tintas e tecidos.
Peças produzidas: Blusas, vestidos, boleros, chapéus, decoração, bonecas, bolsas, pano de pratos e demais peças. A artesã comercializa suas peças em crochês e pinturas, em seu próprio atelier. É mais conhecida no bairro onde vive, pelo pseudônimo de “Val”.
A artesã reside em Santa Rita-Tibiri II, e aprendeu a arte do crochê olhando as amigas e vizinhas e também através de revistas, observando as técnicas de manuseio das agulhas e linhas, entrelaçadas entre os dedos, “não participei de cursos” afirma Vagnilce com muito entusiasmo. Começou a produzir suas peças com o objetivo de obter sua independência financeira; saiu em busca de secretarias da mulher, da cultura e demais instituições que promovem feiras de artesanato para expor seus trabalhos, além de vender em casa e através das redes sociais.
Os trabalhos da artesã estão espalhados em vários países como África, Alemanha e Portugal. Ela declara ”muitos estrangeiros encomendam minhas peças, estou muito feliz com meu artesanato, sinto-me uma mulher realizada”.
Fontes:
Inventário/Entrevista/ParaíbaCriativa/VagnilcedeSouzaGonçalo