O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 13/10/2016

Vale do Gramame

Em seus limites geográficos: bicas, o Porto do Rio, a Ponte dos Arcos, a igreja, a estrada velha, as trilhas do Gramame, o Túnel de Branca Dias e os Quintais Culturais.
Data de publicação: outubro 13, 2016

Municípios: João Pessoa e Conde – PB

População: Aproximadamente 20 mil habitantes

O Vale do Gramame está localizado às margens do Rio Gramame, que marca a divisa dos municípios de João Pessoa e Conde, na Paraíba. A área rural é formada pelas comunidades de Engenho Velho, Gramame e Ponta do Gramame, em João Pessoa, e Mituaçu, comunidade quilombola e indígena no município do Conde.

Devido à expansão imobiliária, já conta também com uma parcela de população urbana, como as comunidades Colinas do Sul I e II, Gervásio Maia e Conjunto Marinês, recentes bairros populares resultantes de políticas públicas de habitação. A Comunidade do Vale do Gramame possui uma extensão de aproximadamente 14 quilômetros, e uma população com cerca de 20 mil habitantes.

A história da comunidade está relacionada à conquista da Parahyba pelos portugueses e a criação da capitania, incluindo a fundação dos aldeamentos indígenas de Jacoca e Pindauna. A região era o berço dos engenhos de produção de açúcar e o Vale do Gramame estava inserido no projeto colonizador português.

As comunidades do Vale do Gramame apresentam em seus limites geográficos, bicas, o Porto do Rio, a Ponte dos Arcos, a igreja, a estrada velha, as trilhas do Gramame, o Túnel de Branca Dias e os Quintais Culturais.

A Ponte dos Arcos, construída em 1930 e situada no Rio Gramame é símbolo das comunidades ribeirinhas. As trilhas do Vale do Gramame promovem um encontro diretamente com a natureza, possibilitando o conhecimento de algumas espécies da Mata Atlântica, incentivando a sua preservação.

Os Quintais Culturais do Vale do Gramame democratizam as diversas manifestações artísticas e culturais locais, são eles: Quintal Cultural Raízes Negras (encontro com cirandeiros), Quintal Cultural da Poesia (Mestra Judite), Quintal Cultural do Mestre Zé Pequeno, Quintal do Olho do Tempo – Cantinho da Memória, e Quintal do Olho do Tempo – Contação de história.

Dentre as formas de lazer dessas comunidades destacam-se as caminhadas pelas trilhas, o banho de rio, o passeio de canoa e passeio de carroça. O preparo de comidas típicas, como o pirão do goiamum, cuscuz da mandioca e o tradicional camarão no mato, bem como a extração do azeite de dendê, a pesca, a produção de farinha, a prática de assar castanhas, a pecuária e a agricultura fazem parte dos fazeres tradicionais vivos no cotidiano dessas comunidades.

As festas comunitárias e celebrações integram a comunidade no mesmo sentimento, entre elas: A Festa dos Padroeiros São Sebastião e São Severino, bem como as Festas de São José, Santo Antônio, São João, São Pedro, Santana, São Vicente, Nossa Senhora da Conceição e Santo Expedito.

Entre as expressões culturais existentes nessa região podem ser destacados o coco, a ciranda, a capoeira, a poesia popular, a lapinha, a quadrilha junina, a pesca artesanal, o forró pé-de-serra, o cultivo e manuseio de ervas, além de narrativas lendárias. A comunidade do Vale do Gramame é uma região rica em recursos naturais e patrimônio cultural.

 

Fontes:

http://blogdovavadaluz.com/sem-categoria/exposicao-vale-do-gramame-memorias-e-vivencias%E2%80%8F

https://midas.revues.org/1012

https://prosas.com.br/system/arquivos/arquivos/000/003/820/original/Cat%C3%A1logo_Exposi%C3%A

7%C3%A3o_-_Baixa_Resolu%C3%A7%C3%A3o.pdf?1450371346

http://casadopatrimoniojp.com/?page_id=729

http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/3970/1/arquivototal.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *