Naturalidade: Monteiro – PB
Nascimento: 23 de dezembro de 1969
Atividade Artístico-Cultural: Pesquisador, Escritor, Poeta e Orientador
Atividade exercício-profissional: Médico
Formação Acadêmica: Graduação em Medicina pela UFPB; Gestão Hospitalar e Nutrologia pela ABRAN; Doutorado em Cardiologia pela USP
Obras Literárias: Sobre Amores e Amar (poema); Cardiologia para Internato (medicina); Paredes Brancas (romance)
Instagram: https://www.instagram.com/drvaleriovasconcelos
Natural do município de Monteiro no interior da Paraíba, Valério fez seu primeiro grau no Colégio Instituto Rio Branco e no Colégio Instituto Presidente Epitácio Pessoa. Fez seu segundo grau no Colégio Central de Aulas. Ainda na infância, decidiu que queria ser médico e pesquisador para estudar a doença de Chagas. Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1994, fez residências médicas em: Clínica Médica na UFPB, Unidade de Terapia Intensiva Adulto no Hospital de Base do Distrito Federal, Cardiologia e em Ecoradiografia no hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.
Foi médico assistente no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, onde foi diretor técnico do pronto-socorro, fundador da disciplina de urgência e emergência, idealizador e fundador da unidade de dor torácica e na Escola Paulista de Medicina, onde foi médico assistente da UTI do pulmão, preceptor da residência médica do ambulatório de circulação pulmonar cardiologista do transplante de pulmão e deu aulas aos alunos do 4º ano de Medicina. É pesquisador, escritor, poeta, palestrante e orientador em teses de mestrado e doutorado, com inúmeros trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais e autor em vários livros, como eletrocardiografia, ecocardiografia e risco cirúrgico. Atualmente é pesquisador da UFPB e no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP.
Em 2021, após convite do escritor Hélder Moura, lançou seu livro “Paredes Brancas” no evento literário Pôr do Sol Literário. A obra foi escrita durante o período mais difícil da pandemia de COVID-19 e é o primeiro romance de Valério. Com um enredo que instiga o leitor, em 2022 o médico cardiologista concluiu o seu doutorado em cardiologia pela USP tendo como orientador o Dr. Carlos Eduardo Rochite, um dos mais influentes cientistas de estudo da cardiologia.
Estudioso do coração, pesquisador, escritor de vários livros técnicos em cardiologia e de literatura brasileira, Valério Vasconcelos é um dos autores e editor do livro de eletrocardiografia mais vendido no país, eletrocardiograma simples: guia de bolso, da editora Manole. É praticante de saúde humanizada. Ele também é triatleta, com premiação em competição estadual e regional. Atualmente reside na capital do Estado, é filho do saudoso auditor fiscal, Carlos Marinho, que ocupou cargos em vários governos da Paraíba e de dona Josete Vasconcelos.
Ele já recebeu convite de várias lideranças para se afiliar a partidos e disputar cargos eletivos em João Pessoa, Monteiro, Itapororoca, mas prefere se dedicar a cardiologia para salvar vidas de pessoas, atuando como chefe do setor de apoio terapêutico/gerência de atenção à saúde do Hospital Universitário Lauro Wanderley, onde também atua como chefe do serviço de ecocardiografia, jornalista e assessor especial de comunicação na área médica e pesquisador do serviço de ecocardiografia do Instituto do Coração do HC-FMUSP.
Jonas do Nascimento
Fontes: