Naturalidade: Sumé PB
Atividade artístico-culturais: Escritor
Atividades de exercício-profissional: Professor de Música da UFPB e Tenor
Facebook: https://www.facebook.com/vianey.santos.1293
E-mail: vianey060@gmail.com
Vianey Santos é professor titular de Música da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa. Graduado em Psicologia pela FURNE (atual UEPB) e em Música pela UFPB, através de concurso público, tornou-se professor de Canto desse Departamento em 1991, atuando como professor e tenor e tendo se apresentado no Brasil e no exterior. Em 2003, recebeu o título de Doctor of Musical Arts – Performance Vocal, pela Universidade de Shenandoah, EUA.
Dedica-se essencialmente à formação de novas gerações de cantores, como professor de canto nos cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação em música da UFPB. Já participou como membro fundador de vários grupos vocais paraibanos e atualmente vem realizando pesquisas sobre a música vocal de matriz africana do compositor paraibano José Siqueira.
Vianey Santos atua em suas atividades profissionais como coordenador, arranjador e roteirista de espetáculos líricos, o qual na busca por novas experiência, fortalece seu elo com a literatura, visto que escreveu seu primeiro conto (não publicado) aos treze anos de idade.
Natural de Sumé (PB), onde viveu até os quinze anos, desde cedo demonstrou aptidão para música, literatura e pintura, transitando por estas artes dentro das possibilidades que o meio oferecia. Vianey Santos, professor titular de música da UFPB, lançou seu primeiro livro de contos, “Ranhuras da gente”, pela editora Arribaçã, essa coletânea é baseada em algumas memórias do autor, trazendo diversidade temática e convidando a reflexões sobre afetos humanos. O pré-lançamento aconteceu no dia 09 de julho às 10h na Livraria do Luiz. As ilustrações contidas no livro, todas do autor, foram expostas na galeria Alexandre Filho da Usina Cultural Energisa, no dia 11 de julho. O lançamento oficial do livro foi no dia 06 de agosto na sala Vladimir de Carvalho às 19h, onde a literatura, as artes plásticas e a música, estiveram presentes em um evento multicultural. Para essa ocasião especial apresentaram-se, em um recital exclusivo, a soprano Maria Carla Pino Cury e o pianista Daniel Seixas, bem como a atriz Melânia Silveira que fez uma leitura dramatizada de um dos contos de Vianey Santos. O evento foi apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira e teve participação especial da escritora Maria Valéria Rezende, que compôs a mesa de debates.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes: