Localização: Localizado na região Oeste da Paraíba, Microrregião de Sousa
Área territorial: 146,779 Km²
População IBGE/2010: 5.045 habitantes
Gentílico: Vieiropolense
Limites geográficos municipais: Limita-se a Oeste com Uiraúna e São João do Rio do Peixe, a Leste com Lastro, ao Sul com Sousa, e a Norte com Tenente Ananias no Estado do Rio Grande do Norte.
Distância da capital João Pessoa: 450,6 Km
Acesso a partir de João Pessoa: Rodovias: BR 230, PB 383
Data da emancipação política: 01 de janeiro de 1997
Configurações geomorfológicas: Os solos são resultantes da desagregação e decomposição das rochas cristalinas do embasamento, sendo em sua maioria do tipo Podizólico Vermelho-Amarelo, tendo-se localmente latossolos e porções restritas de solos de aluvião. O relevo acha-se incluso na denominada “Planície Sertaneja”, a qual constitui um extenso pediplano arrasado, onde localmente se destacam elevações residuais alongadas e alinhadas com o “trend” da estrutura geológica regional.
Altitudes: 220 m
Vegetação: É de pequeno porte, típica de caatinga xerofítica, onde se destaca a presença de cactáceas, arbustos e arvores de pequeno a médio porte.
Clima: O município acha-se inserido no denominado “Polígono das Secas”, constituindo um tipo semiárido quente e seco, segundo a classificação de Koppen (1956). As temperaturas são elevadas durante o dia, amenizando a noite, com variações anuais dentro de um intervalo 23 a 30º C, com ocasionais picos mais elevados, principalmente durante e estação seca. No geral caracteriza-se pela presença de apenas 02 estações: a seca que constitui o verão, cujo clímax é de setembro a dezembro e a chuvosa denominada pelo sertanejo de inverno, restrito a um período de 3 a 4 meses por ano.
Economia: A agricultura constitui a principal atividade econômica.
História do município:
Os primórdios da formação do município de Vieirópolis estão relacionados com a união de duas datas de sesmarias conhecidas como Genipapeiro, e Serra Branca. Pertenciam a uma herdeira conhecida como Emanuela. As datas foram repassadas para José Gonçalves Vieira da Costa e Silva, vindo da Bahia no início da década de 1830.
As datas foram transformadas na Fazendas Palestina. Ali formou-se o clã dos Vieira, inicialmente composto de oito irmãos: Antônio Vieira, Raquel Vieira, Manoel Nascimento, José (Zeca) Vieira, Joaquim (Kinô) Vieira, Constantina Vieira e Maria (Dona Torô) da Conceição.
Dos casamentos entre primos de primas formou-se a grande família dos Vieira de Serra Branca. Eram senhores de grandes rebanhos, alambiques, locomóveis, bolandeiras de descaroçar algodão e de casas de farinha. Eram detentores do poder político local.
Um dos Vieira, apelidado de Hermengildo iniciou em 1938 a construção da igreja de Senhora Sant’Ana foi doado pelo famoso beato João de Moura. Nos dia 25 de julho de 1940 foi inaugurada a igreja do então povoado de Serra Branca.
Eventos Turísticos: Festa de Emancipação Política, Paixão de Cristo de Vieirópolis e eventos esportivos como o Ciclismo e MotoCross.
Atrações Turísticas Naturais: A Serra Das Araras, o Olho d’água (que abastece a população), a Pedra do Letreiro (que contém as escrituras rupestres), e em época chuvosa, podemos apreciar as belíssimas cachoeiras que caem nas pedras da famosa Serra das Araras.
Patrimônio arquitetônico / cultural material: Igreja São Joaquim e Santana
Fontes:
http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/VIEI215.pdf