Município: Campina Grande – PB
Localização: Av Floriano Peixoto, próximo ao Meninão, Campina Grande- PB
Inauguração: 2018
Contato: (83) 99188-7758
Email: vilasitiosaojoao@hotmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/SitioSaoJoao/
Idealizado pelo cenógrafo, dramaturgo e ativista cultural João Dantas , o Sítio São João reproduz o cotidiano de um sítio do passado no interior, oferecendo atrações musicais e pratos típicos, consagrou-se como espaço de valorização da cultura nordestina, sendo uma das principais atrações do período junino em Campina Grande.
Com mais de 20 anos de história o Sítio São João já passou por cinco endereços. Uma primeira edição foi realizada em São Paulo e depois passou a fazer parte do Maior São João do Mundo, sendo montado no próprio Parque do Povo. Em seguida, mudou para um terreno ao lado do Teatro Municipal Severino Cabral, depois para Avenida Manoel Tavares, no bairro do Alto Branco e, por último, passou pela Avenida Brasília, no Catolé.
Em 2018, o Sítio São João, mudou de endereço e de nome, passando a se chamar ” Vila Sítio São João”, com a pretensão funcionar durante todo o ano, não apenas no período junino.
O novo espaço localizado na Avenida Floriano Peixoto, no bairro Dinamérica, proximidades do ginásio “O Meninão” possui uma área de 2,8 hectares, tendo mais que o dobro do tamanho da versão anterior e teve a estrutura totalmente refeita em alvenaria para garantir resistência com acabamento colonial. A Vila Sítio São João conta com réplicas originais, burgos (pequenos aglomerados), pontes, e lagos, uma igreja com capacidade para 100 pessoas, armazém, engenhos e o Museu Fotográfico do Cangaço.
A Vila explora a vida do homem sertanejo remontado os lugares que antigamente existiam e faziam parte da cultura nordestina. São espaços como casa de farinha, roçado de milho, casa de taipa, tipografia e difusora, todos os locais com artigos reais que ornamentavam os espaços.
Segundo o coordenador da Vila Sítio São João, o vereador João Dantas, o interesse do público de Campina Grande e das mais diversas regiões do Estado é crescente, pois naquele espaço foi instalado um verdadeiro memorial do homem nordestino, sendo retratada a evolução histórica e social da nossa região desde o período colonial aos dias atuais.
De acordo com ele, a meta é fazer com que a população campinense e os turistas tenham esta estrutura em funcionamento durante todo o ano, não apenas ao longo dos trinta dias em que acontece a realização da mais importante festa junina brasileira. Conforme relatou, a ideia é fazer com que pelos menos nos dias de sábado e domingo aconteçam programações que enalteceram a música, a gastronomia e outros aspectos importantes da cultura regional.
“Com um espaço permanente, a intenção da organização da Vila São João é manter o espaço em funcionamento mesmo depois do mês de junho. Aliás, esse é um desejo antigo, pois muitos turistas que visitavam Campina nos outros meses procuravam pelo antigo Sítio São João, mas acabavam frustrados ao encontrarem ele fechado”, reforçou o coordenador.
Para o público em geral acontece a cobrança de ingresso. Um dos pontos altos garantidos na Vila é a segurança. O local dispõe de 174 câmeras de monitoramento e quatro câmeras de reconhecimento facial.
Pela beleza e qualidade a Vila Sítio São João resgata a história de Campina Grande, da cultura das raízes e do São João, atrai turistas, além de contribuir com a fonte de renda dos campinenses.
Fontes:
< https://paraibatododia.com.br/vila-sitio-sao-joao-revela-algumas-das-atracoes-deste-ano/ >
< https://portalcorreio.com.br/sitio-sao-joao-muda-de-nome-e-endereco/ >
< http://reporterjunino.com.br/2018/06/11/vila-sitio-sao-joao-cultura-e-renda/ >