Localização: Mesorregião do Sertão Paraibano
Área territorial: 61,361 Km²
Distância da capital João Pessoa: 364 Km
Acesso a partir de João Pessoa: BR 230
População: 3.710 habitantes.
Gentílico: Vista-serranense
Limites geográficos municipais: Paulista, São José de Espinharas, Malta e Condado.
Data da emancipação política: 17 de junho de 1963
Altitude: 240 metros
Clima: Semiárido
História do município
A origem de Vista Serrana data do final do século XVII, quando o desbravador Teodósio de Oliveira Ledo dominou a Tribo dos Pêgas que habitavam essa região, deixando marcas de sua passagem e a escassez de progresso para o município.
Por volta de 1923, Manoel Medeiros de Araújo, proprietário do Sítio Salamandra, onde hoje está situado o município de Vista Serrana, construiu em suas terras uma capela, símbolo de devoção a Nossa Senhora do Desterro. Também foram instalados um cemitério e uma escola. O antigo nome Desterro de Malta foi dado em homenagem a santa, que se tornaria a padroeira da cidade que surgiria dali a pouco.
A partir do ano de 1929, a povoação começou a se formar, quando João Francisco Filho, Severino de Brito Guerra e Luís Rato construíram algumas casas próximas a capela. No local, os moradores organizavam uma grande feira que acontecia nos fins de semana. Esse comércio chamava a atenção de todos da região, inclusive das cidades de Pombal, Malta e Patos, onde eram vendidos cereais em grande quantidade.
O progresso e o desenvolvimento do lugarejo partiram da iniciativa da criação dessa feira. No ano de 1963, o município alcançou a sua emancipação política. Em 1964, Sebastião Rodrigues assumiu de forma interina a prefeitura de Desterro de Malta. Após um ano e seis meses de governo, eleições diretas foram realizadas.
Vista Serrana deu início ao seu desenvolvimento em diversas áreas a partir do ano de 1983. Em 1991, o município recebeu esse nome, que faz referência as serras que cercam a região.
Evento turístico: Festa dos Redeiros de Vista Serrana.
Fontes:
http://www.cidade-brasil.com.br/municipio-vista-serrana.html#desc