O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 28/08/2021

Vitu de Lu

Vitu de Lu é o nome assinado por Victor Lima, natural de Campina Grande - PB, músico, compositor, cantor, percussionista e ativista cultural.
Data de publicação: agosto 28, 2021

Naturalidade: Campina Grande – PB

Nascimento: 21 de junho de 1992

Atividades artístico-culturais: Músico, compositor, cantor, percussionista e ativista cultural

Instagram: https://www.instagram.com/vitudelu_v/ 

Facebook: https://www.facebook.com/victor.lima.9028

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCIYb-UJ0Jbj93V4udh3QBKw

Vitu de Lu é o nome assinado por Victor Lima, natural de Campina Grande – PB, músico, compositor, cantor, percussionista e ativista cultural. Aos 15 anos sentiu a necessidade de se expressar pela escrita e começou a fazer poesias rimadas, graças à influência do rap. Aos 19 anos realizou um sonho – adquiriu seu primeiro violão e logo surgiram as primeiras canções. Sua carreira como percussionista se inicia em 2015 quando ingressa no grupo Maracagrande, na oficina Encontro de Batuques, realizada na Estação Velha em Campina Grande. 

Com um ano de grupo, Victor e mais seis integrantes do Maracagrande formaram o grupo de coco de roda chamado Coqueiro Alto, que resgata o gênero cultural tão aclamado nos anos 60 com Jackson do Pandeiro. O Coqueiro Alto representou em 2017 a Paraíba no festival “Mostra de Música” do SESC, realizado na escola de música do SESC no Rio de Janeiro. Desde então seus projetos só aumentaram – no mesmo ano, junto a Jessica Melo e Lucas Lima (dois músicos compositores), formou o grupo JeLuVi, trazendo um pouco de suas poesias. Uma de suas apresentações foi no projeto Quartas Acústicas no teatro Lourdes Ramalho em Campina Grande, onde o público foi apresentado ao seu trabalho autoral. 

Seguindo com a música, Victor aderiu às causas de luta dos artistas e da cultura nordestina e paraibana, se apresentando em quilombos, universidades, escolas e em atos públicos. Ingressou em 2018 no grupo de estudos em cavalo marinho Boi da Borborema, levando o folclore e resgatando toda magia da nossa cultura em diversas praças e instituições. Em 2019, com suas músicas autorais, se apresentou com seu grupo Melisma no 44° festival de inverno de Campina Grande. Atualmente Victor se desdobra em seu projeto solo de voz e violão denominado “Convite pra Voar”, nome de uma de suas canções.

Beatriz Barros

Fontes:

https://www.instagram.com/vitudelu_v/

https://www.instagram.com/p/CQP2LG-tWyo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *