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Data de publicação do verbete: 22/04/2025

VivaQuím: Práticas experimentais na Universidade e na Escola

Projeto UFPB.
Data de publicação: abril 22, 2025

Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros

Unidade Proponente: CCEN – DEPARTAMENTO DE QUÍMICA / CCEN

Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX Nº 04/2024 FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO – FLUEX 2024/2025)

Coordenador (a): Claudia Menegaz Zaccaron Cristiano

O projeto “VivaQuím: Práticas experimentais na Universidade e na Escola” terá duração de 9 meses a partir de março de 2025, com o objetivo de aproximar estudantes da Educação Básica da Química por meio de atividades práticas realizadas tanto no Departamento de Química da UFPB quanto em escolas da região metropolitana de João Pessoa. A proposta busca democratizar o acesso a laboratórios universitários, estimular o interesse pela ciência e divulgar o curso de Química da UFPB.

A iniciativa pretende promover o contato direto dos alunos com experimentos químicos, despertar a curiosidade científica, apresentar a hialotecnia como área de atuação e aproximar os licenciandos da realidade escolar. Além disso, será feita a divulgação das ações em redes sociais, fortalecendo os laços entre universidade e comunidade.

A metodologia inclui dois eixos principais: visitas de estudantes ao Departamento de Química da UFPB, com atividades nos laboratórios de Química Geral e de Hialotecnia; e oficinas experimentais realizadas diretamente nas escolas, adaptadas à faixa etária e ao tempo disponível. Todas as atividades serão mediadas por professores e graduandos da universidade, com uso de materiais acessíveis e foco na segurança. Também serão aplicadas pesquisas de opinião para avaliação das ações.

Espera-se que os participantes desenvolvam maior interesse pela Química e pela ciência, ampliem seus conhecimentos por meio da prática e reflitam sobre a importância da área na sociedade. O projeto também contribuirá para a formação docente dos licenciandos envolvidos, ao proporcionar experiências em contextos reais de ensino e promover a integração entre universidade e escola.

Fonte:

www.sigaa.ufpb.br

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