Pesquisa e Texto: Bárbara Moura
Supervisão Editorial: Eduardo Gomes | Simone Eliz
Naturalidade: Campina Grande – PB
Nascimento: 19 de abril de 1986
Atividades artístico-culturais: cantora, compositora, atriz, palhaça, produtora musical, técnica em produção de eventos, co-fundadora do Coletivo Sonoras e produtora do Festival Internacional de Compositoras – Sonora
Formação acadêmica: Graduada em Letras: Língua Portuguesa – UFCG (2023)
Canais de Contato:
Instagram: @vivistayner
Whatsapp: (83) 9-9693-2182
Vivianne Cristina Soares, conhecida artisticamente por Vivi Stayner, é uma cantora e produtora cultural natural de Campina Grande (PB). Técnica em Produção de Eventos e graduanda em Letras: Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), iniciou sua carreira artística em 2005 no Grupo de Teatro Heureca, onde permaneceu até 2011. Foi nessa época que a artista conciliou o desenvolvimento de performances teatrais e musicais. A partir de 2012, dedicou-se exclusivamente à música, com apresentações em bares, restaurantes, festivais e eventos culturais na Paraíba e em Pernambuco.
Sua musicalidade transita entre os gênero MPB, pop rock, samba-rock e reggae. Como compositora, Vivianne Stayner assina canções como Onde está você (2013), em parceria com Val Donato, e Eu vou sambar na sua cara (2020). Além da música, a artista tem uma sólida formação técnica a possibilitou atuar em grandes produções culturais, promovendo e coordenando eventos e festivais. Um dos marcos em sua trajetória é a co-fundação do Coletivo Sonoras (2016). Trata-se de um grupo formado por mulheres artistas que atuam em diversos segmentos artísticos, tais como a música e a poesia.
Em 2017, Vivi produziu a edição paraibana do Festival Internacional de Compositoras – SONORA e logo após Vivianne Stayner também foi responsável pela direção de palco do bloco carnavalesco Virgens de Tambaú (2013-2015), realizado em João Pessoa. A artista também produziu, em parceria com a compositora Lua Alves o Sarau todas as Marias (2021) e o Festival Campinense de Música Autoral (2021), ambos com exibição na TV Funesc, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).
Ao longo de sua carreira, Vivianne abriu shows de artistas como Jorge Vercillo no Festival de Inverno de Campina Grande (2019) em Campina Grande (PB). O seu trabalho já foi contemplado com recursos financeiros em editais de incentivo à cultura no estado da Paraíba, como o #CulturaPBnaWEB (2020) e o Edital Fernanda Benvenutty (2020). A arte de Vivianne também inclui a atuação na palhaçaria desde 2005, com o grupo Heureca. Como palhaça, ela compartilha experiências em feiras literárias e atividades escolares.
Fonte:
Todas as informações presentes neste verbete foram checadas diretamente com a interlocutora (Vivianne Stayner).
Créditos da Imagem:
Vivianne Stayner/Acervo Pessoal