Naturalidade: Campina Grande – PB
Nascimento: 13 de Abril de 1961
Técnica artesanal: Patch aplique, decoupagem
Matéria-prima: Fios em algodão, garrafas de vidro, tinta, produtos industrializados
Peças produzidas: Garrafas decorativas, blusas e camisetas customizadas, bordados em vagonete, ponto cruz.
Walquíria Alves Torquato de Melo mudou-se para a capital paraibana aos 4 anos de idade. Começou a trabalhar vários tipos de artesanato, na adolescência. Fez vários cursos de pinturas em tecido e desenvolveu o gosto pelas garrafas decoradas e pintadas manualmente. A artesã é eclética, faz trabalhos em “patch aplique” utilizando um conjunto de tecidos combinados, aplicando em uma peça e formando peças customizadas.
Outro tipo de trabalho que Walquíria também desenvolve é a base da “decoupage”, ela explica que “escolhe uma gravura, um recorte, uma colagem e por fim faz o acabamento, dando a sensação que a imagem foi pintada na peça”. Segundo a artesã o diferencial do trabalho é que não é repetitivo, mesmo usando uma gravura simples, consegue se produzir uma peça original com um papel impresso e colado, com aspecto “pintado”. Walquíria considera-se uma artesã realizada.
Ela destaca “ o meu incentivo de fazer este trabalho artesanal, não é apenas o financeiro, e sim pela alegria que eu sinto em poder fazer a minha arte. As garrafas de vidro, decoradas manualmente por Walquíria, ficam com um aspecto de pintadas de verdade. Muitos ao olhar dizem “ Eu pensei que isto era pintado!”.
A artesã expõe os seus trabalhos em eventos culturais e nas feiras do artesão.
Fonte:
Inventário/Entrevista/ParaíbaCriativa/Walquìria/Alves/Torquato