Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 30 de Setembro de 1993
Atividades artístico-culturais: músico, produtor musical, DJ
Instagram: @yanko.walter
Spotify: Walter Yanko
De uma família com história na música, Walter deu seus primeiros passos ainda na infância, quando, aos sete anos de idade, começou a tocar piano. Mas foi na adolescência, ao formar uma banda com os amigos, que a ideia de ter uma carreira musical surgiu. Inspirado pelo rock japonês das músicas de anime, o artista mergulhou na cultura geek e começou a produzir também músicas para videogames, entre eles ‘A Grande Bagunça Espacial’, um jogo indie brasileiro.
Apesar de ser formado e ter um mestrado em Engenharia Química, decidiu seguir seu sonho e, em 2020, começou o curso de Bacharelado em Música com habilitação em Composição Musical pela Universidade Federal da Paraíba.
Hoje, aos 29 anos, Walter já passeou por vários gêneros musicais. Lançou um álbum de composições autorais no piano, um álbum de lo-fi (gênero conhecido por relaxar quem ouve), passou anos em uma equipe de dança cover de k-pop, mas foi no psytrance que ele encontrou sua vocação.
No seu álbum “It takes time” (2023), Walter explora suas inseguranças enquanto relembra com nostalgia a infância. Cada faixa tem um nome com um significado especial, e as músicas foram construídas com o intuito de passar ao ouvinte os sentimentos do próprio compositor.
O nome do álbum, que significa “leva tempo” em português, surgiu quando Walter encontrou dois grandes artistas de psytrance em um festival: “eu andava meio frustrado, então pedi um conselho a eles. Eles só falaram: ‘é, irmãozinho, leva tempo’”.
Hoje, o artista dá o mesmo conselho que um dia recebeu para quem quer viver da música. “Leva tempo mesmo, mas não podemos desistir. Siga fazendo sua música com amor que um dia você chega lá”, encoraja.
Ângela Duarte
Fonte:
Entrevista para Ângela Duarte