Naturalidade: Sousa-PB
Nascimento: 1916
Atividades artístico-culturais: Escritor Membro da Academia Paraibana de Letras
Wilson Lustosa Cabral nasceu em 1916, em Sousa- PB. O filho de Francisco Lustosa Cabral e Maria Dolores Lustosa Cabral, concluiu ensino médio em Sousa, formou-se em Direito pela tradicional Escola do Recife, em 1937, integrando a Turma de Ouro do Sesquicentenário da Instalação dos Cursos Jurídicos no Brasil. Wilson também era graduado em Ciências Econômicas, possuindo o curso intensivo de Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro.
Após fixar residência em Recife, exerceu, nessa cidade, importantes cargos, como: Diretor Administrativo Regional dos Diários Associados; advogado junto ao Diário de Pernambuco, S/A. e Rádio Tamandaré, Ltda.; Diretor-Jurídico Regional nos Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte; Juiz-Presidente da 2ª Junta de Conciliação e Julgamento da Justiça do Trabalho no Recife; Membro Permanente da Comissão Jurídica da Organização de Televisão Ibero-Americana (OIT), sediada no México. Eleito, por unanimidade, em 1973, Membro da Delegação Jornalística do Nordeste do Brasil, em viagem de observação a Portugal e Espanha; Sócio-fundador da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas.
Recebeu o título de Cidadão Pernambucano, em 1975 e ingressou na Academia Paraibana de Letras em 29 de setembro de 1978. Wilson Lustosa Cabral faleceu em 1979, no Rio de Janeiro. Era casado com Marluce Guimarães com quem teve um filho, o advogado Carlos Romero Lessa Lustosa Cabral.
Não deixou livros publicados, a sua produção literária encontra-se nas publicações feitas nos jornais em que ele colaborou. Em João Pessoa, era repórter de A União; em Campina Grande, exerceu o cargo de Diretor-Secretário do Diário da Borborema.
Israela Ramos
Fontes:
CABRAL, Wilson Lustosa Discurso de posse na APL, Revista da APL, nº 09, 1984.
GOMES, Osias. Discurso de recepção, Revista da APL, nº 09, 1984.