Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Recife-PE // radicado em Campina Grande – PB
Nascimento: 1937 // Falecimento: 2011
Atividade artístico-cultural: ativista cultural e teatrólogo
Atividade Profissional: jornalista, radialista e professor
Trajetória Radialista: Rádio Borborema (atual Rádio Clube), TV Borborema, Campina FM
Wilson Maux foi um jornalista, radialista, professor, teatrólogo e ativista cultural pernambucano radicado em Campina Grande, chegando na Paraíba por volta de 1970, Wilson Maux trabalhava na Rádio Campina Grande FM desde 1988. Na Campina FM, além do famoso “Desperta Campina”, marcou época pela produção e apresentação da crônica “Bom dia para Você”. Foram mais de mil crônicas, apresentadas sempre ao meio-dia. Antes da Campina FM, na chamada “Época de Ouro do Rádio”, atuou na antiga Rádio Borborema (atual Rádio Clube) e na TV Borborema. Também trabalhou com sucesso em São Paulo, onde foi radialista e jornalista, além de professor do curso de Jornalismo de uma faculdade particular.
Na condição de teatrólogo, Wilson Maux tinha a satisfação de sempre informar que revelou para o mundo artístico nacional figuras de expressão como a atriz Regina Duarte. Como profissional das artes cênicas, ele também chegou a ser diretor do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande. No final da década de 1980, chegou a ser diretor do Departamento de Turismo do Município. Sua voz característica, marcante, facilmente era absorvida por seus ouvintes, pois tinha um efeito muito agradável, tamanha era a maestria na forma com que ela se utilizava de um dos seus melhores dons.
Wilson também fez parte da apresentação do Jornal Integração, consagrado como o primeiro jornal de longa duração do radiojornalismo em frequência modulada da Paraíba. Foi indicado ao importante jornalista e radialista, na época superintendente dos Diários Associados e fundador da Rádio Campina Grande Fm, Hilton Motta, através do radialista e técnico em rádio Gilvan Aguiar. O Sindicato dos Radialistas do Estado da Paraíba comunicou o falecimento de Wilson Maux no dia 17 de janeiro de 2011, em decorrência de um infarto fulminante.
Fontes:
https://wilsonrubiatti.blogspot.com/2013/05/sindicato-dos-radialistas-indica-o-nome.html
https://parlamentopb.com.br/coordenador-de-comunicacao-da-pmcg-lamenta-morte-de-wilson-maux/
https://cgretalhos.blogspot.com/2011/01/hoje-campina-grande-nao-despertou.html