Naturalidade: La Serena, Chile // radicado em João Pessoa – PB
Nascimento: 5 de fevereiro de 1955
Atividade artístico-cultural: músico instrumentista (violino)
Formação Acadêmica: Bacharelado em Música na Universidade Católica do Chile
Títulos e Homenagens: Membro Fundador do Quinteto da Paraíba; Membro Fundador do Instituto Cultural Paraíba
Facebook: https://www.facebook.com/yerko.tabilo.7
Instagram: https://www.instagram.com/yerkotabilo/
Yerko Francisco Pinto Tabilo, violinista nascido no Chile e radicado na Paraíba desde 1979, iniciou seus estudos de violino aos 10 anos por ocasião da criação da Escuela Experimental de Música de La Serena, ligada à Universidade do Chile e que veio a se tornar o primeiro Projeto Social de Música da América Latina, precursor do famoso El Sistema. Ali, Yerko tinha aulas de violino e participava da recém-criada Orquestra Sinfónica Infantil de Chile y Latinoamérica, onde teve contato com aquele que veio a ser seu grande mestre e exemplo de vida, o Maestro Jorge Peña Hen. Com 20 anos de idade, após a impactante morte de Jorge Peña, torturado e fuzilado por oficiais de Pinochet na ocasião do Golpe de Estado, Yerko partiu para Santiago para cursar o Bacharelado em Música na Universidade Católica do Chile. E foi em Santiago que recebeu o convite para vir dar aulas no Brasil, em 1978, quando cursava ainda o terceiro ano de faculdade, recebeu o convite para compor o quadro docente do recém-criado Bacharelado em Música da UFPB e integrar o naipe de violinos da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Assim, no dia 21 de março de 1979, chega a João Pessoa aquele que veio a se tornar um exemplo para incontáveis músicos em todo o Brasil.
Naquela época, o Brasil estava sobre uma ditadura e sob uma legislação que permitia indivíduos sem curso superior atuarem nas Universidades através de um notório saber. Nunca tendo lecionado, Yerko foi, aos poucos, ganhando espaço na Paraíba como professor e como violinista. Tocando não apenas na Orquestra ou no Quinteto da Paraíba (inicialmente Quarteto Ravel, do qual foi idealizador e criador), mas também dando aulas de domingo a domingo, Yerko sempre foi incansável na luta pela música na Paraíba e por criar uma classe de violino apta a atuar em todos os espaços musicais possíveis. E conseguiu: seus alunos foram se desenvolvendo gradativamente e, em alguns anos desde sua chegada a este estado, sua classe se tornou significativamente atuante na área.
A partir daí, gerações de alunos de Yerko foram se formando e ocupando seus espaços no meio musical profissional paraibano e de outros estados e países, levando na bagagem seus ensinamentos musicais de seriedade, respeito, perseverança, compromisso e amor por sua arte. Além disso, são vários alunos premiados em concursos nacionais e internacionais e cursando Mestrado e Doutorado em universidades brasileiras e estrangeiras, levando o nome de seu mestre mundo afora. Fiel a suas raízes, Yerko, além de dar aulas na UFPB, sempre colaborou como professor de diversos projetos sociais paraibanos e brasileiros nunca medindo esforços para estender a mão a qualquer um que tivesse o desejo de viver plenamente a música, inspirando todos a nunca desistirem, como ele próprio nunca desistiu.
Atuou como Spalla de Orquestras como a Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra de Câmara da UFPB, Orquestra Armorial do Recife e convidado de outras grandes orquestras como Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Virtuosi do Recife, Solistas de Londrina, Sinfônica de Mato Grosso, entre muitas outras, tem mais de 10 gravações em CDs, incluindo pela gravadora NIMBUS – Inglaterra, além de Crítica pela revista STRAD, maior revista de música clássica do mundo. Com o Quinteto da Paraíba realizou diversas turnês mundiais. Hoje, aposentado pela UFPB desde 2012, Yerko continua sendo convidado a dar aulas em diversas instituições do Brasil e é professor do PRIMA, Programa de Inclusão Através da Música e das Artes do Governo. Spalla da Camerata Parahyba desde 2020, também é membro Fundador do Instituto Cultural Paraíba, se dedica à educação musical de diversos solistas talentosos.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://institutoculturalparaiba.com/yerko-tabilo/
https://memuspb.org/yerko-francisco-pinto-tabilo-uma-trajetoria-alem-de-fronteiras/
https://www.facebook.com/memoriasconcertantes/posts/2494658257454795/