O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/12/2024

Yonas Pê

Ilustrador e cartunista.
Data de publicação: dezembro 3, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Cajazeiras-PB                                                    

Nascimento: 1970                                                    

Atividade artístico-cultural: ilustrador e cartunista        

Instagram: @yonaspe                           

Site Oficial: https://yonaspe.blogspot.com/

Ionas Pereira Matias, conhecido pelo nome artístico de Yonas Pê, nasceu em Cajazeiras, no sertão paraibano. Artista multimídia, mistura a profissão de músico com a de designer gráfico, ilustrador e cartunista. A arte parece ser um antídoto que Yonas Pê carrega dentro de si e não troca por nada. Yonas deixou a sua cidade natal na busca de um espaço maior para mostrar seus talentos é mais um desses artistas que onde estiver, ou com quem estiver, representará muito bem a arte e a cultura cajazeirense. De origem humilde, Pê lapidou a sua sensibilidade artística vendo e vivendo os dons que seus avós demonstravam no dia-a-dia. Do seu avô materno herdou o gosto pelo desenho e do seu avô paterno a herança fez fluiu a paixão pela música. 

Nos anos 1980, foi incentivado e levado pelo artista plástico Marcos Pê ao Atelier de Artes da  UFPB. Lá sob a orientação de Telma Cartaxo, coordenadora de Artes Visuais do NEC e demais integrantes do Atelier de Artes, aprendeu mais um pouco do que já sabia nas aulas de desenho e pintura. E assim, começou a trabalhar melhor a sua sensibilidade e construir a sua arte, experimentando da cultura de Cajazeiras de tudo um pouco: a pintura, a música e o teatro.

Yonas Pê hoje é acima de tudo ativista cultural. Pois vive exclusivamente da arte e de sua defesa. Já tocou nas noites de São Paulo, usando o recurso da “voz e violão” para entoar as canções da MPB e também cantar a musicalidade tipicamente do interior nordestino. Trabalhou em agências de publicidade e em serigrafias. Na metade dos anos 1990, Yonas fez na cidade de Sertãozinho (SP) várias exposições de artes com temáticas diversificadas. No tradicional Salão Nacional de Humor de Piracicaba (SP), o artista cajazeirense foi classificado duas vezes. Foi contemplado na categoria charge, para representar a regional onde está situada a cidade de Sertãozinho, no concurso do Mapa Cultural Paulista.

Casado, pai de um filho e buscando um trabalho mais independente, o artista multimídia cajazeirense Yonas Pê, montou o seu próprio bureau de criação onde desenvolve suas artes gráficas. Também possui um blog onde publica seus trabalhos artísticos.

Fontes:

https://yonaspe.blogspot.com/2024/04/ilustracoes-epi.html

https://coisasdecajazeiras.com.br/almanaque/a-arte-de-yonas-pe/

https://www.cajazeirasdeamor.com/2013/11/yonas-pe-arte-de-cajazeirense-em.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *