O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/09/2016

Zé Bezerra

Humorista, Radialista e Ator. Atuou em radionovelas muito conhecidas pelos ouvintes da Rádio Borborema. Alegrava os campinenses todas as manhãs com o programa matutino “Bom Dia Nordeste”.
Data de publicação: setembro 29, 2016

Naturalidade: Paraibano

Nascimento: 1919 / Falecimento: 1991

Atividades artísticas- culturais: Humorista, Radialista e Ator.

José Bezerra de Lima, mais conhecido como “Zé Bezerra” atuava como humorista e ator entre os anos de 1950 e 1960. O artista trabalhou como ator em radionovelas muito conhecidas pelos ouvintes da Rádio Borborema.

Um personagem de grande destaque na época interpretado por Zé Bezerra foi o “Serapião”, ao lado da atriz Laiá Lucena, “Faustina”. Formavam um casal que fazia uma crítica aos políticos da época com uma dose de humor.

Zé Bezerra fez participações especiais em outros programas como Retalhos do Sertão, Atrações do Meio-Dia, Marmelândia, País das Maravilhas e Forró de Zé Lagoa.

Nos anos de 1960, seus trabalhos artísticos tiveram uma pausa. Nesse momento Zé Bezerra investia em outro ramo. O ator se dedicou ao comércio do couro e do transporte.

Um artista com o talento do Zé Bezerra não poderia ficar muito tempo longe do seu público. Mais tarde o humorista voltou a Rádio Borborema como diretor comercial, a convite do Genésio de Sousa.

O radialista alegrava os campinenses todas as manhãs com sua apresentação no programa matutino “Bom Dia Nordeste”. O programa de entretenimento executava músicas nordestinas, informava os principais acontecimentos da cidade e do estado e interagia com os ouvintes.

Era sempre assim que o artista começava todas as manhãs no Rádio Paraibano: “Bom dia Nordeste, bom dia Brasil. pelo som da Borborema nesse céu azul anil, Zé Bezerra às suas ordens comandando o forró, liderança em audiências simplesmente o melhor. Isto é forró, este é demais, comunicação geral nos quatro pontos cardeais… “.

Torcedor fanático pelo Treze Futebol Clube, ele não deixava passar em branco as vitórias do seu time de coração. Os torcedores do time Campinense lembram muito bem as gozações que o radialista fazia em seu programa. A música tocada no programa para castigar os torcedores do time rival era “Chinesinho”, mas os ouvintes não levavam a sério suas provocações.

O radialista parou suas atividades quando se aposentou em 1983. Aos 72 anos sofreu um derrame cerebral, falecendo em 31 de maio de 1991. José Bezerra deixou a esposa Maria José Bezerra e os filhos Hermano José, Stênio Bezerra, Maristela Vidal e Mário Bezerra.

Em sua homenagem, seu nome foi dado a uma rua no bairro de Bodocongó III, e a uma palhoça durante as festas juninas de Campina Grande (PB). Os ouvintes campinenses guardam na memória a lembrança deste grande profissional.

“Zé Bezerra foi um companheiro competentíssimo e a quem o rádio campinense deve”. (Hilton Motta, fundador da Rádio Campina Grande FM).

Fontes:

http://cgretalhos.blogspot.com.br/2010/06/relembrando-ze-bezerra.html#.V6Yae9IrLIX

http://vocabodario.blogspot.com.br/2012/10/quem-lembra-de-ze-bezerra.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *