Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: João Pessoa-PB
Atividade artístico-cultural: músico e ator
Nascimento: 30 de março de 1963 // Falecimento: 10 de maio de 2018
Participação em Grupos Musicais: Banda Cabruêra (1999-2003); Orquestra Sinfônica da Paraíba (percussionista)
Trabalhos Audiovisuais: Rebento (2018)
Formação Acadêmica: Graduação em Música pela UFPB
Natural de João Pessoa, José Guilherme Amaral nasceu em 30 de março de 1963. Graduado em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ele também foi percussionista da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). Como ator, ele era integrante do grupo SerTão Teatro. Com a Cabruêra, Zé Guilherme gravou dois discos: o primeiro, que tem o nome da banda, e o ‘Samba da Minha Terra’, e também participou de turnês internacionais. Nos dois álbuns ele dividia os vocais com Arthur Pessoa. Foi com a voz dele que o grupo regravou ‘Carcará’, clássico de João do Vale. Zé entrou na banda em 1999, um ano depois da fundação, e ficou até 2003.
Ele tinha se integrado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e estava acampado junto com mais de 450 famílias na luta pela reforma agrária na cidade de Alhandra. No acampamento Dom José Maria Pires vinha desenvolvendo trabalho com música junto a jovens do acampamento. Zé Guilherme faleceu no dia 10 de maio de 2018, aos 55 anos de idade vítima de infarto.
Nas redes sociais do músico, artistas paraibanos, amigos e familiares do músico lamentaram a morte. O artista estava no acampamento como integrante da banda de forró do MST na Paraíba. Por meio do perfil oficial no Instagram, a banda Cabruêra também comentou sobre a morte do artista. Integrante da primeira formação da banda, Zé Guilherme foi fundamental na construção da linguagem musical da Cabruêra, assinando parceria em várias composições e participando ativamente nos primeiros álbuns do grupo. Ele gravou os discos “Cabruêra” e “Samba da Minha Terra” e participou de turnês internacionais.
Como ator, seu último trabalho na profissão foi como um personagem do filme “Rebento”, do diretor André Morais, lançado em 2018. Em novembro desse mesmo ano a 13º Comunicurtas (Festival Audiovisual de Campina Grande) prestou homenagem a Zé Guilherme.
Fontes:
https://www.last.fm/pt/tag/paraiba/artists?page=2