Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Monteiro-PB
Nascimento: 17 de maio de 1969
Atividade artístico-cultural: Artista plástico, poeta, autor teatral e roteirista
Premiações: Melhor Escritor Teatral do Cariri Paraibano (2002); Prêmio FUNARTE de Dramaturgia; Prêmio Novos Autores Paraibano (2006); 1º Lugar no Concurso de Poesias da XIX Semana Estudantil de Arte de Sertânia (2007); Prêmio Revelando os Brasis III (2008)
Facebook: Zito Nunes De Siqueira Júnior
Instagram: @zitonunesdesiqueira
Zito Nunes De Siqueira Júnior, mais conhecido apenas como Zito Júnior, é um artista plástico, poeta, autor teatral e roteirista paraibano nascido no município de Monteiro. Mas que reside em Sumé desde 1994, onde também atua como professor. Fundou o jornal de poesias “Cabeça de Rato”, que divulga e revela talentos da poesia das regiões do Moxotó e Pajeú Pernambucano e Cariri Paraibano. Ele foi contemplado com diversos prêmios como sendo “O Melhor Escritor Teatral do Cariri Paraibano” no ano de 2002, recebeu o Prêmio FUNARTE, na categoria Dramaturgia, com o texto “A Volta de Lampião” obra publicada pela editora Universitária – UFPB em 2006.
Em 2007, conquistou o 1º lugar no Concurso de Poesias XIX Semana Estudantil de Arte de Sertânia, obteve também o Prêmio Revelando os Brasis III, com o roteiro para curta-metragem de ficção “Capa de Chuva” no ano de 2008. Produziu também trabalhos da dramaturgia como “Descarregando o Riso da Hiena” de 2017. Embora nascido como cidadão monteirense abraçou Sumé como sua “cidade de coração”. Como sendo filho do poeta repentista Zito Sequeira e da artesã bordadeira Naíde Mara.
Amante da arte, literatura, música, teatro e museus, Zito atualmente se dedica a fazer pinturas de quadros, produzir esculturas em papel marchê e escrever poesias, crônicas e artigos que refletem o cotidiano nordestino. Em sua vivência pelas terras nordestinas, cenas do cotidiano são eternizadas em telas sob o olhar do artista plástico. O Livro “Ecos do Nordeste Brasil’’ compartilhar uma coletânea de poesias de vários grandes poetas da região nordestina, inclusive de Zito Júnior.
O livro tem como capa umas das grandes pinturas de Zito, a qual faz uma alusão a Santa Ceia, com vaqueiros sentados à mesa de uma fazenda da região do Cariri. O lançamento do livro ocorreu em Lisboa, Portugal pela Editora In-Finita, e foi distribuído para venda na França, o livro ganhou uma segunda edição com novas poesias e uma nova obra plástica de Zito Júnior.
Fontes: