Videoclipe também será apresentado.
Paraíba Criativa com assessoria
Composição de Ruanna, gravada em parceria com Luiz Caldas, “Bateu saudade” chega em todas as plataformas digitais às 00h do dia 15 de setembro de 2023, através da YB Music. Já é possível fazer o pre-save da canção. O videoclipe estará disponível no canal do YouTube da artista a partir das 17h, no mesmo dia.
No dia 14 de setembro, haverá um evento de pré-lançamento, com exibição exclusiva do videoclipe, e um pocket show de Ruanna, no Cherimbom Comidas Regionais (Rua Rosa Lima dos Santos, 621 – Bancários), a partir das 19h. A entrada custará R$ 15, e o evento é aberto ao público.
Bateu saudade
“Bateu saudade” é uma balada nostálgica sobre uma relação afetiva que não existe mais, e sobre o misto de sentimentos que isso provoca. Assim, a música também mescla diversos ritmos brasileiros, algo que Ruanna vem buscando trazer em seus trabalhos, e que já é uma marca registrada de Luiz Caldas, considerado o pai do Axé Music.
Essa mistura de influências também tem a ver com a trajetória pessoal de Ruanna, que é gaúcha, mas já morou em diversas cidades, como Juazeiro do Norte (CE), Juazeiro (BA) e, atualmente, em João Pessoa (PB). Nessa produção, ela resgata muito de suas vivências da infância na Bahia, nos anos 2000, e Luiz Caldas surge como essa figura nostálgica da música brasileira, que já conta mais de 50 anos de carreira.
“Luiz Caldas sempre foi uma referência para mim, e há alguns anos ele começou a acompanhar e interagir com o meu trabalho nas redes sociais. Para quem está iniciando um trabalho independente, esse tipo de apoio é muito importante”, conta Ruanna.
Foi daí que surgiu a parceria: certo dia, ela mandou uma mensagem para Luiz Caldas, falando dessa composição que estava guardada e que gostaria de gravar, e ele prontamente se dispôs a ouvir e produzir com ela.
Durante o processo de produção da música, surgiu a possibilidade de produzir também o videoclipe. Toda concepção e roteiro foi criado pela artista visual Cris Calaço e teve colaboração de Dani Calaço, sua irmã gêmea, também artista que contribuiu com a fotografia e edição do material. Para Cris, Bateu Saudade é uma embriaguez nostálgica. No clipe, a personagem toma doses de saudade e bate a vontade de voltar no tempo para tentar reparar algo. A atmosfera do clipe foi construída numa estética vintage, desde cenário, figurino, maquiagem, cabelo, até o processo de edição de vídeo, que casou perfeitamente com a figura icônica do músico Luiz Caldas.
Esse é o primeiro videoclipe da carreira solo de Ruanna, e ela comenta: “O clipe vem muito bonito, e eu tenho muito orgulho do que a gente fez, e acho que ele é resultado desse processo tranquilo e orgânico, assim como foi a parceria com Luiz Caldas. Tudo fluiu bonito demais!”.
Antes desse trabalho, Ruanna lançou “Marinheiro”, seu primeiro single da carreira solo, uma produção assinada por Furmiga Dub. Além disso, ela também é vocalista e guitarrista da banda Gatunas, desde 2017, com a qual já produziu dois discos, e segue produzindo até o momento.
A canção “Bateu saudade” foi produzida no estúdio Angelim, em João Pessoa, por Hugo Limeira, e foi finalizada no M.A. Artes, estúdio de Luiz Caldas, com mixagem e masterização de Marcelo Machado.