O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Bloco Muriçocas do Miramar vai às ruas hoje na capital paraibana

Euclides Nunes*

O Bloco da Muriçocas vai às ruas nesta quarta-feira de fogo (15), com a promessa de muita animação e folia, na comemoração dos seus 37 anos de história. A concentração do bloco ocorre em Miramar, a partir das 20h, e aguarda a explosão dos fogos de artifício que anunciam a saída oficial do bloco, às 21h30, em direção da Via Folia, percorrendo um total de 5km até o seu fim. A festa conta com a presença do DJ Alok, e dos paraibanos Elba Ramalho, Juzé e Mestre Fuba. 

O cantor e ator Juzé, que hoje é um dos personagens da novela das 21h será uma das grandes atrações do evento, além da cantora de renome nacional Elba Ramalho. Mestre Fuba completa a trindade de paraibanos para abrilhantar as ruas da Capital da Paraíba.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), montou um esquema especial de trânsito e transporte para garantir a segurança viária dos foliões do Bloco. Ao todo, serão 80 agentes de mobilidade que atuarão orientando, fiscalizando e monitorando a circulação de veículos na Via Folia, como também vai ter o reforço de ônibus extras para a ida e volta do evento. 

As linhas que circulam na praia, 510 (Tambaú) e 507 (Cabo Branco), estarão com viagens extras de acordo com a demanda de usuários, antes e após a conclusão dos eventos. As linhas 102, 104,116, 120, 203, 301, 302, 303, 504, 507, 510, 602, 701, 1500 e 5100, que geralmente circulam até as 22h50, estenderão a operação e realizarão viagens até as 00h, saindo do Terminal de Integração do Varadouro (TIV). Além da operação normal, a Semob-JP determinou viagens extras após a meia-noite saindo do Terminal de Integração do Varadouro (TIV) e na área da praia, onde serão utilizados 30 ônibus extras durante a operação.

O superintendente da Mobilidade Urbana, Expedito Leite Filho, explica como será feita a distribuição das vias durante a folia.

“As vias adjacentes e paralelas estão liberadas para o estacionamento e o trânsito local e indicamos como rotas alternativas as avenidas Beira-Rio e Rui Carneiro para deslocamento dos condutores que quiserem evitar a região onde os festejos estarão ocorrendo. Para o folião que optar por deixar o carro em casa, nossa frota de ônibus vai ser reforçada com 30 veículos extras para atender aos usuários que vão para a festa e na volta para casa”, declarou.

O bloco retorna após 2 anos de pandemia

O fundador, diretor e puxador oficial do bloco, Fuba, fala um pouco das dificuldades do bloco encontradas na pandemia.

“A pandemia desaproximou muito as pessoas. A gente passou dois anos cumprimentando de longe, com máscaras, chamadas de vídeo. Eu vejo agora a hora da gente reativar essa alegria natural do brasileiro. Nada melhor do que celebrar com o carnaval. Claro, que com responsabilidade, harmonia, união. Essa volta vai trazer essa reaproximação, por isso mesmo que as Muriçocas do Miramar têm como tema deste ano a Vida. Espero que seja uma grande festa, um grande retorno não só das Muriçocas, como do Folia de Rua”, disse Fuba.

No estandarte das Muriçocas de 2023, o tema é Vida, feito pela artista plástica Sô Sobreira. “Trago a representação da Muriçoca fêmea, de braços abertos e coração na mão. ‘A Muriçoca do Bem’, sorridente e esperançosa, se veste de magia, traz nas asas a referência de sua cidade, sua história e arte. Dança ladeada de árvores, do verde (urgente) sobre um ovo de onde eclodem, para uma nova era, pequenas Muriçocas de todas as cores, em respeito à diversidade, a vida!”

As Muriçocas de Miramar ganharam duas novas estátuas feitas pela Emlur. O responsável pelas duas esculturas é o mecânico de caminhões e máquinas da Emlur, Josias de Araújo. Ele ajudou na produção das esculturas antigas, que já estavam deterioradas e se voluntariou para fazer o novo trabalho, contando com o auxílio dos mecânicos da oficina da Emlur.

*Sob supervisão de Carol Cassoli e Simone Eliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *