O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Bruno Ribeiro lança o livro ‘Era apenas um presente para o meu irmão: A Barbárie de Queimadas’

O lançamento acontece em Campina Grande e João Pessoa.

Simone Eliz

O livro ‘Era apenas um presente para o meu irmão: A Barbárie de Queimadas’ , de Bruno Ribeiro, vencedor do 1º Prêmio Todavia de Não Ficção, será lançado, na próxima semana, em dois momentos.

Na terça-feira (22), às 19h, na Livraria Leitura do Shopping Partage, em Campina Grande, a noite terá uma sessão de autógrafos com o autor.  

Na quarta-feira (23), também às 19h, o momento será na Livraria A União, localizada no térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Na capital, além da sessão de autógrafos, haverá um bate-papo com  a jornalista Taty Valéria, do Paraíba Feminina

Bruno Ribeiro autor do livro-reportagem ‘Era apenas um presente para o meu irmão:
A Barbárie de Queimadas’. Foto: Reprodução/ Instagram.

Bruno comentou sobre a expectativa para o lançamento: “Estou bem ansioso! O livro demorou a sair, pois essas coisas levam tempo mesmo. Então estou com expectativas altas para que os leitores e leitoras possam finalmente pegar o livro e lerem”.

‘Era apenas um presente para o meu irmão: A Barbárie de Queimadas’

‘Era apenas um presente para o meu irmão: A Barbárie de Queimadas’ (Todavia, 264 páginas), fruto do Prêmio Todavia de Não Ficção (2020), conta a história do crime de estupro coletivo de cinco mulheres e do assassinato de duas delas, Izabella Pajuçara e Michele Domingos, ocorrido em 11 de fevereiro de 2012 em Queimadas, interior da Paraíba.

Livro relata detalhes de um crime de violência sexual e feminicídios que chocou o país.
Imagem: Reprodução/Divulgação.

A obra é a estreia de Bruno Ribeiro no livro – reportagem e nela o autor buscou reconstruir o crime bárbaro e entender suas consequências.

“A vontade de escrever sobre a Barbárie se deu pela minha busca na literatura de maneira geral: entender como traumas, coletivos ou individuais, podem alterar pessoas e lugares. Este crime marcou Queimadas e deixou uma cicatriz infindável. E sempre me inquietou a violência a ponto de querer entendê-la melhor com o meu trabalho. Não foi a magnitude do crime que me chamou a atenção, mas o quão inexplicável ele é”, afirmou.  

Para recontar essa história, o autor realizou mais de cem entrevistas e analisou autos de justiça, processos e documentos. De acordo com ele, a apuração e a escrita do livro começaram dia 17 de janeiro de 2019. Inicialmente a ideia era escrever um roteiro audiovisual de ficção, mas ao conhecer a história real de perto o inquietou a tal ponto que ele tomou a decisão de escrever um livro-reportagem: “O processo foi difícil, árduo, e realmente mudou bastante coisa em mim”, concluiu. 

Para a jornalista Taty Valéria, o livro aborda um tema muito complexo, que ainda está presente na vida das mulheres paraibanas, especialmente porque o mentor do crime, Eduardo dos Santos, continua foragido.

“Não é só um livro reportagem, é um documento histórico, que merece e deve ser lido. A Paraíba, assim como o restante do país, teve um aumento significativo no número de estupros, os feminicídios ainda são recorrentes. O sinal vermelho está aceso e é preciso que o poder público e a sociedade busquem encontrar, juntos, um caminho que pelo menos diminua o problema da violência contra a mulher.”

Serviço

Lançamento ‘Era apenas um presente para o meu irmão: A Barbárie de Queimadas’

Campina Grande

Data: 22/08 (terça-feira)

Hora: 19h

Local: Livraria Leitura – Partage Shopping, Av. Pref. Severino Bezerra Cabral, 1050

 – Catolé, Campina Grande – PB.

João Pessoa

Data: 23/08 (terça-feira)

Hora: 19h

Local: Livraria A União – Espaço Cultural José Lins do Rego, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, 

Tambauzinho, João Pessoa – PB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *