Penha Cirandeira /Foto de Gabriela Limeira
Está sendo realizada uma campanha em prol da aprovação de Penha Cirandeira na lei Rema/Canhoto da Paraíba. É possível fazer doações através da vakinha on-line Roda Chapéu pro Coco!
A vakinha é em prol da valorização de Penha Cirandeira e de outras Mestras e Mestres.
Maria da Penha Anjos do Nascimento, conhecida popularmente como Penha Cirandeira, nasceu em Alagoa Grande e já morou em Sapé, foi para João Pessoa por volta dos anos 2000, onde transitou na periferia da cidade e pelos municípios vizinhos buscando formas de sobrevivência diferentes daquela em que tem maestria (Ciranda e Coco de Roda).
Após ficar cerca de 10 anos desaparecida do cenário paraibano, a cirandeira foi localizada cheia de energia para brincar ciranda e desde então, formou-se uma rede de apoio a ela, uma das ações que está sendo mobilizada, é a campanha para sua aprovação na lei Rema/Canhoto da Paraíba.
Como patrimônio vivo que Penha Cirandeira representa, merece ser reconhecida pela Lei Rema/Canhoto da Paraíba. Apesar de todas essas dificuldades, Penha nunca deixou de amar o coco de roda e a ciranda, talvez seu único refúgio de uma realidade tão dura e naquela esperança de que um dia as coisas melhorem.
Israela Ramos