O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Canção “Você viu” é a campeã do IV Festival de Música da Paraíba

 Letra fala da opressão ao povo negro.

Por Jaqueline Rodrigues

O Festival de Música da Paraíba no ano de 2021 apresentou a sua quarta edição em homenagem a Genival Macêdo – compositor paraibano.  O evento ocorreu com o apoio da Empresa Paraibana de Comunicação, através da Rádio Tabajara, junto com a Secretaria de Estado da Comunicação e Fundação Cultural da Paraíba. O intuito é reconhecer, divulgar a música paraibana, valorizar os artistas locais. 

Nesta edição, o ganhador foi o compositor e cantor João Carlos Júnior, com a canção “Você viu”, além dos prêmios nas outras categorias: Melhor Intérprete e Voto Popular da 4° edição com a canção vencedora. 

João Carlos relata que o processo de inscrição ocorreu através de um amigo que apresentou o festival paraibano, tendo em vista o seu afastamento do estado da Paraíba por volta de 8 anos. Com isso, passou a pesquisar sobre o e decidiu demonstrar interesse.

A seleção ocorreu de forma remota, o interessado se inscrevia no site e mandava a sua canção. Através disso, houve o filtro das 362 canções inscritas, restando apenas 30 músicas para as eliminatórias, no qual foram filmadas e estão disponíveis na plataforma do Youtube. Da fase eliminatória apenas 14 canções foram selecionadas para concorrer à final, no qual o entrevistado se destacou na categoria.

Confira a apresentação de João Carlos Júnior no festival de música da Paraíba:

“Você Viu” foi a grande vencedora.

Ato de protesto 

A canção “Você viu” retrata a vivência dentro das comunidades, nas periferias, a dívida que o estado possui com o povo africano. Com isso, o intérprete traz a reflexão dessa dívida, da escravidão e a violência imposta pelo estado brasileiro. 

“Por tudo isso… todos os estupros, todo o assassinato do meu povo negro em massa, pelo genocídio do meu povo preto no Brasil. O estado nos deve mas não quer assumir essa dívida, é sempre um problema para o estado brasileiro assumir as suas dívidas e não é diferente com a maior dívida histórica do Brasil que é com os descendentes dos escravizados, no caso nós, então a música fala sobre isso”, relata o cantor.

A motivação para outros artistas

O músico conta da relevância dos festivais no geral, por ser uma forma de mostrar o trabalho dos artistas, mesmo que não leve ao prêmio do primeiro lugar. O Festival paraibano tem importância por divulgar os compositores, além da história que o palco possui e ser uma grande vitrine. Então ele aconselha para as pessoas que possuem interesse em fazer música ou que já atua com isso, para mostrar as suas produções neste Festival da música da Paraíba, por ser um festival justo aos olhos dele. 

“É um festival que preza pela composição, ou seja, valoriza o compositor que é uma coisa muito difícil no nosso país, então é um festival que merece sim que você se inscreva, que você mostre seu trabalho”, diz o compositor.

Além disso, também ressalta que se você está sendo inserido na área, pretende compor é aconselhado que estude a história da música, os acontecimentos e extraia a partir disso, conteúdo para as suas composições. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *