Laura Moura com Assessoria
Numa tarde eletrizante, as bandas paraibanas Hazamat, Musa Junkie e Fuga de Saturno se apresentam no “Caravela Indie Rock”. Com início às 15h, o evento acontece amanhã (02), no Caravela Cultural. O evento garante o melhor do rock tanto para os amantes do estilo quanto para os que buscam um momento de descontração. Os ingressos já estão disponíveis no Sympla por apenas R$15,00.
Veteranas na cena independente local, as bandas trazem novidades em 2023. O power trio com mais de 13 anos de estrada, Hazamat, inova o seu repertório com novas músicas formarão um EP inédito lançado em 2024. Além disso, o grupo traz também seus grandes sucessos, com canções autorais de discos anteriores, singles e versões de artistas que influenciam o grupo. “É interessante esse momento de apresentar canções inéditas nos shows, além da possibilidade de testar novos arranjos no formato trio para músicas que já tocamos há algum tempo. A ideia é entrar em estúdio no início do ano que vem para registrar e em breve lançar esse material novo, que marca um novo capítulo na trajetória da Hazamat”, afirma Diogo Egypto, baixista e vocalista do grupo.

Já a banda Fuga de Saturno, aproveita a oportunidade para comemorar 10 anos de formação no show. Após a mudança de alguns integrantes, a banda pessoense conta desde 2019 com Dani de Paco (vocal), Hardman Sobrinho (bateria), Bruno Dore (baixo) e Luis Venceslau (guitarra). Com o lançamento do EP “Pânico na cidade” em 2022, o grupo dá o pontapé inicial do seu próximo EP “Tão banal” com a publicação de um single homônimo no show de amanhã. “Lançar uma nova faixa e comemorar dez anos de atividade ao lado de duas grandes bandas da cidade só torna tudo mais especial”, explica Luis Venceslau, guitarrista e compositor da Fuga de Saturno. Na mesma linha do trabalho anterior, a produção que estreará na íntegra apenas ano que vem traz um som urgente e noventista mesclado a um lado melodioso que a banda não abre mão.

Criada em 1995, a Musa Junkie surgiu em meio ao ápice do rock independente no mundo, quando gravadoras buscavam novidades que já competiam no cenário internacional em que transitavam Pixies, Teenage Fanclub, Dinosaur Jr. e o próprio Nirvana. Com a cena esquentando por aqui, a Musa começou a frequentar o cenário de calouradas da UFPB. O grupo passou por diversas formações e hoje, com todo aprendizado de mais de vinte anos de estrada, se encontra com 4 EPs gravados, produzidos com pouca grana, mas sempre com muito esforço e com a ajuda de amigos.

Edliano Valeriano é o mais antigo integrante e principal compositor da banda, que por ter morado algum tempo fora do país, agregou um repertório em inglês, sendo a tônica dessa formação com Edy Gonzaga, que também morou no exterior. Admiradores do som do Musa Junkie desde cedo, Rayan Lins e Diego Second somaram com uma vibe mais jovem e intensa, que casou perfeitamente na banda. Com essa formação, eles lançaram sua mais recente produção, “Ao Vivo – Rádio Tabajara” (2023), material que apresenta novas músicas e canções mais antigas, mas que ganharam uma roupagem mais pesada. Em formato audiovisual, a obra pode ser facilmente encontrada em todas as plataformas digitais.
Livros e autógrafos
Além da música, que não pode faltar, o evento conta ainda com uma tarde de autógrafos de livros. Luis Venceslau, guitarrista da banda Fuga de Saturno, mostra seus talentos para além da guitarra e realiza autógrafos de “A vila das bonecas”, seu segundo livro vencedor do Prêmio Literário José Lins do Rego na categoria “romance”. O prêmio contempla obras de diversos gêneros literários e foi entregue pela Funesc e pela EPC no começo de novembro deste ano. Com êxito, primeiramente, em “O Encanto da Pedra”, em 2021, Venceslau enfoca em “A Vila das Bonecas” a realidade de mulheres de diversas idades e estratos sociais no interior do Nordeste, e tem como inspirações a prosa regionalista e o realismo mágico latinoamericano.
O baterista da Hazamat, Pedro Felipe (PF), não fica para trás e estará lançando também seu recente livro “Agonística do olhar, agonística das imagens: um espectador de filmes entre a montagem, o documental e a história”. Fruto de sua tese de doutorado, a obra traça um panorama das relações entre cinema, subjetividade e educação, realizando uma leitura abrangente das relações entre psicologia e filosofia, entre história e arte pelos caminhos das imagens em movimento.
O historiador Ramsés Nunes é mais um autor que estará presente no evento com o seu livro “Playboys, Transviados e Brotinhos”. A obra traz um recorte da cultura, tecnologia e costumes de uma geração que vivenciou o surgimento do rock’n’roll na Paraíba na década de 1950. O livro aborda todo um universo atrelado a discos de vinil, bailes, matinês, clubes e assustados que é investigado por meio de textos publicados nos jornais do período e das falas de protagonistas locais. Todos esses aspectos são explorados a partir da historicização da conjuntura da cidade nos anos 50, seus meandros, suas polêmicas e contradições. Doutor em Educação pela UFPB, professor do curso de Arquivologia da UEPB, vocalista da banda COALIZÃO e ainda militante junto à cena de rock alternativo da cidade nas últimas décadas, Ramsés também brilha no evento que promete muita cultura.
Desde o indie rock à literatura, o “Caravela Indie Rock” garante uma programação repleta de diversão para jovens e adultos. Será uma tarde marcada pelos grandes sucessos das bandas, além de inúmeras novidades. Garanta o seu ingresso em Caravela Indie.
Serviço
Evento: Caravela Indie Rock
Data: Sábado (02)
Horário: 15h
Local: Caravela Cultural (Avenida General Osório, 63 – Centro)
Ingressos: R$15 (vendas antecipadas em Caravela Indie)