Kenidy Santana
Durante os sábados dos dias 23 de setembro a 25 de novembro, o Ponto de Cultura Maracastelo irá ofertar um ciclo de oficinas de maracatu de baque virado, abrindo as portas para novos integrantes.
As inscrições estarão abertas até o dia 18 de setembro com 60 vagas disponíveis. As oficinas irão culminar no Arrastão da Consciência Negra, evento que leva movimentos sociais às ruas de João Pessoa, mostrando o trabalho desenvolvido durante os encontros e comemorando a história da consciência negra.
“É uma proposta de imersão nas culturas populares e formação de novos brincantes com o maior foco no maracatu. É um curso introdutório para aqueles que desejam participar do grupo Maracastelo e dos demais projetos”, disse Angela Gaeta, fundadora do projeto e gestora do Ponto de Cultura.
O Coletivo Maracastelo existe desde 2014 e desde então vem formando músicos, produtores culturais e grupos artísticos. O projeto movimenta escolas e espaços culturais por meio das artes integradas, assim desenvolvendo a cultura da região e a diversidade das relações étnico-raciais.
O local das oficinas será na Escola Municipal Aruanda, Rua Lot. Itubiara, 025 – Bancários, João Pessoa, próxima a Praça da Paz.
As inscrições podem ser realizadas através do link fixado no instagram oficial do Coletivo Maracastelo: @coletivomaracastelo.