Ângela Duarte
Na última sexta-feira (14), o Professor Doutor André Piva, coordenador do Paraíba Criativa, recebeu oficialmente o título de cidadão paraibano durante sessão solene da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A proposta do título foi aprovada em dezembro de 2022 e é de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PT), que também presidiu a sessão e entregou a honraria ao professor. Estiveram presentes, também, representantes do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), extensionistas do Paraíba Criativa, além de parentes e amigos do professor.
Natural do estado de São Paulo, André Piva está na Paraíba há 36 anos. Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde 1987, Piva, como é conhecido, é um dos fundadores do curso de Turismo, em 1998, e já lecionou disciplinas de jornalismo, relações públicas, turismo, marketing e publicidade. Dono de um vasto e eclético currículo acadêmico e profissional, é graduado em jornalismo, relações públicas e direito, mestre em jornalismo e doutor em cultura, atuando em várias linhas de pesquisa na área.
Grande defensor do turismo e da cultura paraibana, já organizou e coordenou diferentes eventos e exposições científicas e artístico-culturais, sempre buscando dar voz e espaço aos artistas locais e abraçando pautas de relevância social, como o alargamento da orla do Cabo Branco, quando seu pronunciamento durante audiência pública na ALPB viralizou.
“Piva honra a Paraíba e a ALPB com este título de cidadão. Essa é uma das maiores alegrias do meu mandato”, declarou a deputada estadual Cida Ramos (PT) que presidiu a sessão, durante a outorga do título. O diretor do CCTA, o professor professor Ulisses Carvalho, que também compôs a mesa, elogiou a atuação de Piva no estado: “O professor Piva respira a Paraíba, o trabalho incessante pela cultura e pela arte do estado é exemplar. Não tenho palavras para mensurar o tamanho da sua contribuição à Paraíba”, disse durante pronunciamento na sessão.
Piva não escondeu a emoção ao receber a placa com seu título. Com a voz embargada, ele recorda que tomou “um susto de prazer e alegria com a visão da Lagoa (Parque da Lagoa Sólon de Lucena) e suas palmeiras imperiais”, logo apaixonando pelo estado que posteriormente chamaria de lar. “Diante dessa minha atratividade pela Paraíba, eu sabia que tinha que dar algo em troca. E aí eu comecei a pesquisar muito a cultura paraibana”. Foi na Academia que Piva demonstrou seu amor pela Paraíba, engrandecendo a cultura do estado em cada projeto desenvolvido. O maior deles é o Paraíba Criativa, maior programa de extensão universitária em cultura e inventário regional do Brasil, que comemora 10 anos de existência em 2023.
O professor André Piva, durante a sessão solene, foi surpreendido duas vezes com surpresas preparadas por familiares e amigos. Após receber oficialmente o título, os filhos e netos de Piva que não puderam estar em João Pessoa apareceram em vídeo parabenizando-o pelo merecido reconhecimento. Perto do fim da solenidade, o artista Jurandy do Sax, famoso no estado por tocar o “Bolero de Ravel” na praia do Jacaré, entrou no Plenário tocando um pout-pourri de músicas regionais em homenagem ao amigo de longa data.
Cientista social também recebeu título
A professora, economista e cientista social Tânia Bacelar de Araújo,também recebeu o título de Cidadã Paraibana na sessão solene do dia 14 de abril. A pernambucana de 79 anos tem uma importante história na luta pelo desenvolvimento sustentável do Nordeste brasileiro e já atuou ao lado de ilustres paraibanos, como Celso Furtado e Antônio Mariz.