Fernanda Heloísa
Nesta sexta (14), o Professor Doutor André Piva, coordenador do Paraíba Criativa, recebe o Título de Cidadão Paraibano, outorgado pela Assembleia Legislativa Estadual em reconhecimento ao seu relevante trabalho realizado em favor do turismo e da cultura regional.
A cerimônia da outorga do título acontecerá no Plenário José Mariz, da Assembleia, na Praça dos Três Poderes, às 9h, com transmissão pela TV Assembleia (Canal 8.2) e também pelo canal do Youtube da mesma emissora.
Graduado em jornalismo, relações públicas e direito, mestre em jornalismo e doutor em cultura, o professor Piva é dono de um vasto e eclético currículo acadêmico e profissional, ao atuar em áreas do ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além da docência, o professor já organizou e coordenou diferentes eventos e exposições científicas e artístico-culturais, elaborou projetos para a implantação de cursos de graduação e pós-graduação, entre outras contribuições.
O professor Piva é reconhecido, principalmente, por ser o fundador do curso de turismo da UFPB, e por ser o idealizador do maior projeto de extensão universitária em cultura do País, justamente o Paraíba Criativa, que ora celebra seus dez anos de atividade.
O professor comenta sobre suas atividades depois de 36 anos de moradia em João Pessoa: “Antes mesmo de por aqui chegar, pois já conhecia a Paraíba em viagens a trabalho, eu já era apaixonado pelas culturas da Paraíba, além, é claro, da beleza de suas praias, a sedução do seu verde, a autenticidade identitária do povo. Eu sabia que aqui seria o meu lugar.”
“Por outro lado, depois de algum tempo, ao me dedicar às pesquisas docentes, no entrelaçamento entre comunicação e turismo, comecei a perceber como a incomensurável riqueza das artes e culturas locais não é devidamente valorizada, um recurso econômico ainda não entendido e devidamente trabalhado em alguns setores, principalmente nas políticas públicas do turismo e da cultura, entendimento que me levou a planejar e executar o Paraíba Criativa, hoje, entre suas outras realizações”, diz o professor Piva
Ele ainda relata: “É muito bom saber que o Paraíba Criativa é a maior enciclopédia digital do Brasil dedicada a uma cultura regional, justamente a cultura paraibana, produto de mais de dez anos de muitos esforços, um trabalho de formiguinha que com o passar dos anos foi crescendo e não para. E agora, ao ser agraciado com o título de Cidadão Paraibano, um generoso presente da deputada Cida Ramos, a quem tanto agradeço, e dos demais deputados de nossa Assembleia, a quem também sou muito grato. Também devo muito aos professores colaboradores do Paraíba Criativa, e às dezenas de alunos que no decorrer dos anos fizeram e fazem parte de nosso Programa. Só posso estar muito feliz e satisfeito, e como sou irrequieto já estou mirando os 20 anos do Paraíba Criativa, isto se meu prazo de validade me permitir, pois a idade já está pesando um pouco, vamos ver até onde consigo chegar.”
Certamente, todos os paraibanos têm orgulho do Paraíba Criativa, por tanto mostrar de sua cultura, dos feitos artísticos de seu povo, de registrar suas histórias, memórias, saberes, fazeres e de seus marcantes aspectos identitários, e também, agora, abraçar o professor Piva, como um verdadeiro paraibano.