Laura Moura
Começa hoje (24) a “Creators Academy – Amazônia 2023”, uma imersão no Território Puyanawa no Acre. Com a participação de 70 influenciadores de todo Brasil, o projeto visa debater sobre questões socioambientais, além de promover experiências que ajudam a entender as singularidades e necessidades do local. Entre os participantes está a paraibana, artista visual, empreendedora e ativista social Fany Miranda, que além de vivenciar e aprender um pouco sobre as pautas, compartilhará também o assunto com os seus seguidores nesta jornada cheia de aventuras.
A Creators Academy foi fundada por Kamila Camilo, empreendedora social e ativista ambiental. Como uma experiência de imersão com o foco em influenciadores e criadores de conteúdo, o projeto busca proporcionar trocas de conhecimentos, em que os participantes não só se tornam “alunos”, mas também “protagonistas” da causa ambiental, levando os debates para o público pelo meio digital. Os convidados passarão uma semana no Território Puyanawa no Acre, compreendendo o lugar e abordando temas como justiça climática, racismo ambiental e também a crise hídrica, que serão transmitidos de forma autêntica e democrática, procurando sempre ir além do que é proposto.
O programa valoriza essa experiência, pois, além de reter e reproduzir conhecimentos, é também uma oportunidade de conexão com os povos nativos da localidade, de se entrelaçar com suas histórias e lutas por meio de um pensamento crítico e empático. Ao ouvir suas falas e viver um pouco da sua realidade diária na Amazônia, sentindo o mínimo do que eles sentem na pele, fica claro para todos que não é uma batalha individual, mas sim conjunta. Não se trata apenas de uma ferida, mas de um corte profundo na nação.
A paraibana Fany Miranda, apesar de já trabalhar com atividades sociais e ambientais, ficou surpresa ao ser convidada para participar do projeto. Artista visual, empreendedora e ativista social, Fany sempre buscou fazer o melhor para todos, segundo ela: “Tudo o que vem de bom para mim, eu repasso”. Buscando provocar mudanças na sociedade, ela se engajou ainda mais em questões sociais, até se destacar e ocupar o cargo de Presidenta da AME PB, Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba, na qual, para além do empreendedorismo, ajuda também mulheres em situação de vulnerabilidade.
Contudo, a proposta para participar do “Creators Academy” só surgiu depois, enquanto realizava uma ação da AME PB no Aratu. Junto a sua equipe, a ativista realizou a limpeza e a restauração de um lixão, transformando-o num ambiente social, com arte grafite, jardim, bazar, entre outros. Ao saber do projeto, Kamila Camilo se interessou e fez o convite, que mesmo inesperado, foi imediatamente bem recebido.
Fany não só descobriu sua habilidade para ações ambientais, mas ainda teve a abertura para seguir seu sonho, fazendo boas conexões, realizando projetos interessantes e, por fim, mudando vidas. Agora como porta-voz da Paraíba, ela continua defendendo seus princípios e, no momento, buscando aprender cada vez mais sobre questões ambientais e indígenas.
A imersão é, assim, uma nova forma de espelhar a realidade da Amazônia e das transformações que a alcançam, por meio de uma ligação profunda dos influenciadores com a floresta e, ainda, do compartilhamento de suas experiências de forma séria, porém, leve, como forma de proteger nossa preciosidade ambiental.
Além da artista visual Fany Miranda, também estão confirmados para integrar o time Mariana Xavier, Ivan Baron, Nathalia Arcuri e muitos outros criadores de conteúdo, que também cobrirão o projeto e suas pautas.