Amanda Vasconcelos
Neste domingo, 14 de maio, é comemorado o Dia das Mães, data que celebra aquelas que vivenciam os prazeres, os desafios e as realizações da maternidade. Ser mãe é criar laços familiares e transformar gerações, e uma das formas de concretizar esses vínculos é pelo trabalho.
Mães e filhas empreendedoras inovam e transformam o mercado criativo. Quatro mulheres que atuam nessa vertente são a mãe e filha Edclée Carvalho e Juliana Carvalho, além da mãe e filha Sandra Regina e Rayo Miranda.
Edclée e Juliana Carvalho
Edclée Carvalho é empreendedora e artista plástica, tem 63 anos e trabalha com sua marca Cora há cerca de 15 anos, produzindo e pintando à mão roupas para adultos feitas de algodão colorido. Sua filha, Juliana Carvalho, tem 39 anos e é dona da marca Sapoti, empreendedorismo que surgiu com a necessidade de trabalhar de casa após o nascimento do filho.
A criação da Sapoti foi influenciada pelo trabalho da sua mãe. Juliana queria fazer algo na linha infantil com algodão natural e também pintado à mão. Com o apoio de Edcleé para ensinar à filha técnicas de pintura, a peça piloto foi concretizada e após ver que sua ideia atraia o interesse do público, ela desenvolveu uma coleção.
Juliana conta que o empreendedorismo a ajudou a estar mais presente na criação do seu filho, pois ao trabalhar em casa, acompanha a primeira infância de perto: “Ser mãe me incentivou muito a empreender, pois eu gosto muito de criar meu filho próximo e ao mesmo tempo preciso trabalhar para sustentá-lo. Para mim foi um par perfeito, a maternidade, o empreendedorismo e a criação”, explica.
A empreendedora conta que o seu filho também a ajuda na marca. Ele prova as roupas feitas pela mãe e gosta de usar as criações. A Sapoti funciona como um “par perfeito”, como afirma Juliana, na união entre a maternidade e o empreendedorismo.
O dia das mães é de grande importância para a empreendedora, pois ela afirma que ser mãe sempre foi um sonho.
“Ser mãe é descobrir dentro de você uma nova pessoa, uma pessoa mais forte, capaz de transformar uma vida por um ser. Coisas que você nunca imaginava que era capaz de concretizar, você cria a certeza de que você é”, conta Juliana.
Sandra Regina e Rayo Miranda
Sandra Regina tem 60 anos e é mãe de três filhos: Gabriela, Joel e Rayo. Ela trabalha com o empreendedorismo criativo desde 2021 e, somou o amor pelas plantas à vontade que tinha de empreender e criou um espaço que não apenas funciona para comprar plantas, mas que representa acolhimento e bom gosto, dando origem ao Raízes Ateliê Botânico.
Sua filha, Rayo Miranda, de 34 anos, também mãe e empreendedora, junto com seu genro, criaram a marca e trouxeram para o digital a divulgação do ateliê. Sandra conta que foi dentro de casa que a marca nasceu, inspirada nas raízes mais firmes, como a relação mãe e filha.
“O Raízes Ateliê Botânico foi pensado para representar a força da delicadeza. É assim que são as raízes, não é? É como se eu tivesse agora uma nova forma de expressar um pouco da minha existência através do que é o Raízes Ateliê”, conta Rayo.
A vida de empreendedora exige dedicação e tempo, mas Sandra Regina sabe que pode contar com a sua família nesse desafio. Rayo Miranda, filha e parceira de empreendedorismo, afirma que depois dos 30 anos teve a oportunidade de trabalhar com a mãe e por isso todas as raízes que tinham se fortaleceram.
Além do empreendedorismo criativo, o Ateliê também trouxe memórias afetivas, seus filhos não costumavam ter plantas em casa, mas depois que o ateliê foi aberto, as plantas viraram o “vício” da família: “Sempre nas reuniões de família tem aquela brincadeira entre eles sobre quem está se saindo melhor nos cuidados com as plantas, compartilhamos dicas e até mudinhas”, conta Sandra Regina.