O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Dia do Rock: novo lançamento da banda de metal ‘Sinal de Ataque’

Capa do novo single da banda: ‘Sinal de Ataque’. Imagem: Reprodução/Vitor Laudelino

Laura Moura

Estreia hoje (13) o novo lançamento da banda de metal ‘Sinal de Ataque’. Com o mesmo nome do grupo, o single preserva o estilo metal oitentista valorizado por seus integrantes  Léo (voz e guitarra), Victor (bateria) e Erivan (baixo). Levada ao público na mesma data do Dia do Rock, a produção busca mais uma vez valorizar esse gênero musical não só no estado, mas também no mundo, evidenciando a sua importância e impacto na atualidade. A obra já está disponível em todas as plataformas de música.

O Dia do Rock surgiu através do Live Aid, um show realizado simultaneamente em Londres e na Filadélfia, em 1985. Com o intuito de conscientizar a população mundial sobre a pobreza e a fome na Etiópia, grandes nomes do rock mundial se apresentaram no dia 13 de julho, que ficaria marcado como o dia de “fazer barulho” na luta pela justiça. Agora, assim como suas inspirações e referências artísticas, a ‘Sinal de Ataque’ retorna as produções com a proposta de exaltar o metal oitentista com letras marcadas pela fantasia, crítica social e valorização do Heavy Metal e seus apreciadores.

“Todo nosso conceito ainda gira em torno dessa veia oitentista e é o que dá todo sentido a existência da banda. Nesse novo trabalho, principalmente a parte instrumental, foi onde focamos muito mais essa imagem sonora old school. No caso das letras, elas têm um teor um pouco diferente, puxando para um lado mais ficcional, e um pouco também de contos de terror”, conta Vitor Laudelino, baterista do grupo.

O single ‘Sinal de Ataque’ é caracterizado por arranjos eletrizantes e letras envolventes. Para Léo, vocalista e compositor da banda, a canção nasce instintivamente, como se já existisse dentro de si. Para ele, a obra representa o mundo Heavy Metal, na qual os metaleiros se tornam parte da própria música e, ainda, a Cultura Rock é destacada não só pelo seu som que faz o chão tremer, mas também pelas vestimentas, falas e causas defendidas pelo grupo social.

Quanto a realização do videoclipe, apesar das dificuldades enfrentadas no percurso, Vitor (baterista) afirma que foi simples definir os elementos do clipe, por quererem algo direto. Ele acredita que foi uma evolução tanto de maturidade quanto de planejamento em relação a suas produções anteriores. Além disso, ele ainda ressalta as referências que o vídeo possui a bandas de sucesso do anos 80, começando desde o estilo sonoro à estrutura do palco.

Palco do videoclipe do single ‘Sinal de Ataque’. Imagem: Reprodução/Vitor Laudelino

“No Heavy Metal, ter referências é bem importante, pois a intenção dessa vertente é justamente perpetuar o estilo da velha escola, os palcos decorados e bem iluminados do Kiss são com certeza inspiração pra gente, assim como Scorpions e Accept também, ideia de simular um palco e encher o espaço com luzes e decorações é algo bem comum nesse meio”, continua o baterista.

Embora a distância, a falta de tempo e a questão financeira tenham importunado o grupo, o projeto foi finalmente concretizado após quase 2 anos de planejamento.  A banda permanece crescendo e almeja alcançar o máximo de lugares possível, influenciando a nova geração a ouvir mais Heavy Metal e instigando a criação de mais grupos desse estilo no estado paraibano.

Assim, a ‘Sinal de Ataque’ convida a todos para desfrutar um pouquinho do estilo musical neste Dia do Rock e deixa uma mensagem aos amantes e bandas do gênero em potencial na Paraíba:

Banda Sinal de Ataque. Imagem: Reprodução/Vitor Laudelino.

“O Heavy Metal tradicional na Paraíba ainda é algo que não tem tanta expressão se comparado com outras vertentes, então o que pedimos é que sempre que puderem apoiem as bandas que estão aparecendo e “nadando contra a corrente”. Elogiem, consumam, compartilhem e se possível comprem material, isso faz total efeito para a expressão de uma banda nova”, conclui Vitor Laudelino.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *