O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, terá em João Pessoa, uma programação especial voltada à música. De 21 a 24 deste mês a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realizará, através da Escola Especial de Música Juarez Johnson (EEMJJ), atividades relacionadas a data comemorativa.
A programação começa na próxima segunda-feira (21), com a exposição “Música e Vida”, a partir das 10h, no mezanino 1, rampa 2 do Espaço Cultural. Na terça (22), haverá uma oficina de artes plásticas. E na quinta-feira (24), o aniversário da escola será comemorado com a participação dos alunos da EEMJJ e do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima). As apresentações terão início às 14h30, no auditório da escola.
“Tendo em comum a inclusão social e a promoção da cidadania, comemoraremos o aniversário da escola em uma tarde de apresentações e troca de experiências”, diz Leonnardo Limongi, coordenador da unidade cultural.
Essas ações são parte do projeto Setembro Inclusivo, que segue até o dia 30 deste mês com outras atividades. O objetivo é fortalecer a cidadania das pessoas com deficiência na Paraíba.
Escola Especial de Música Juarez Johnson
Equipamento da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), a EEMJJ foi fundada no dia 25 de outubro de 2009 e caracteriza-se por seu pioneirismo, uma vez que é a primeira Escola Especial de Música do Brasil voltada exclusivamente para alunos portadores de necessidades especiais. A unidade tem como objetivo primordial a atenção integral à pessoa com deficiência por meio do ensino da música.
A escola atende a crianças e adolescentes, com idade a partir de um ano, com ocorrências como síndrome de Down, síndrome de Asperger, síndrome de Willian, mutismo, nanismo, autismo, deficiência visual, hidrocefalia, paralisia cerebral.
fonte: Secom PB