O roteirista paraibano Dhiones Nunes estará amanhã (01) em Souza, em Campina Grande, no Comunicurtas, nesta sexta-feira (02) e sábado (03), com o objetivo de divulgar seu filme “Ultravioleta” e uma campanha de financiamento colaborativo para arrecadar fundos para a finalização do curta-metragem.
“Ultravioleta” se passa no ano de 2100 e trata de um mundo apocalíptico ocasionado pela degradação dos recursos naturais do planeta que, em meio ao superaquecimento devido aos raios ultravioletas mortais, constroem a narrativa. O ambiente subterrâneo vivido pelos personagens que ainda resistem, se configura como refúgio, mas também como uma prisão. Vale ressaltar que fotografia do filme retrata uma luz atmosférica muito dura que retrata os sentimentos do personagem de forma quase representativa.
O diretor, após captar as imagens na cidade do Congo-PB, lançou a campanha na plataforma Catarse pois não havia suporte financeiro de grandes produtoras, poder público ou grandes empresas para a concepção da produção. Dhiones pretende lançar o filme em grandes festivais de cinema tanto na Paraíba quanto de repercussão nacional viabilizando, assim, a produção cinematográfica do estado.
A campanha permanecerá disponível até o dia 17 de janeiro, precisando completar a arrecadação de 10 mil reais para realização do projeto. O recurso vai ser utilizado para custear os gastos que envolvem a realização do filme, em especial edição, finalização e lançamento do filme.
Quaisquer pessoas, acima de 18 anos, podem colaborar com o projeto acessando o site www.catarse.me e receberão, dependendo da quantia doada, desde CD de bandas autorais parabainas como também participação em workshop e consultorias para desenvolvimento de outros roteiros.
Dhiones Nunes é natural do município de Congo/PB. Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem pós-graduação em Psicopedagogia e Supervisão Escolar pela UCAM. Atualmente encontra-se cursando Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CDSA). É presidente da Associação Cultural do Congo e Diretor do “Cine Congo” Festival de Cinema do Congo. Produziu em 2006 o primeiro longa-metragem intitulado “Palavras de um menino em busca de um sonho”; Em 2007, através do Projeto de ViAção Paraíba de interiorização do cinema, do cineasta Torquato Joel, produziu o curta “Fubo é bom”; Com “Dito”, micro metragem ficcional, circulou em vários festivais pelo Brasil e ganhou como melhor vídeo minuto no FestAruanda/PB de 2011;
Atualmente, coordena oficina de introdução audiovisual e animação para crianças e adolescentes no município do Congo e cidades circunvizinhas. É produtor local do JABRE – Laboratório Paraibano para Jovens Roteiristas.
Ficha Técnica do Filme
Direção de Produção DIEGO LIMA
Assistente de Direção VIRGÍNIA GUALBERTO
Direção de Fotografia/Montagem/
Assistente de Fotografia LUÍS BARBOSA
Produção de Locação ALLISSON FARIAS
Arte e Figurino ROMERO SOUSA
Assistente de Arte/Cenografia ELVIS FERRIER
Produtor de Set RAUL PLUMA
Som Direto/Edição e Mixagem BRUNO ALVES
Cartaz ALESSANDRO POTTER
Assessoria de Imprensa: GREGÓRIO MEDEIROS