O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Divulgada a programação da Expo UFPB 60 Anos

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, de 3 a 6 de dezembro próximos, das 15 às 22 horas, no Espaço Cultural José Lins do Rego, a Expo UFPB 60 Anos, evento que representa o ápice das comemorações das seis décadas da Instituição, fundada oficialmente em 2 de dezembro de 1955.

O evento é uma co-realização com a Funesc, contando com apoio do Sintespb (Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba).

A Exposição, com acesso gratuito ao público, contará com grande parte da produção da UFPB, uma das maiores Instituições de Ensino Superior do país, nos segmentos do ensino, pesquisa, extensão, ciência, tecnologia, arte e cultura, reunindo ações de todos seus quatro campi: João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte, o qual aglutina as unidades de Mamanguape e Rio Tinto; como também de quase todos seus centros de ensino, cursos de graduação e pós-graduação, laboratórios, núcleos de pesquisas e demais setores de apoio didático, pedagógico, administrativo e operacional, a exemplo das Pró-reitorias, Biblioteca Central, STI (Superintendência da Tecnologia da Informação), IDEP (Instituto de Desenvolvimento da Paraíba), entre outros.

Em meio ao evento, no dia 4 de dezembro, acontecerá a solenidade oficial de comemoração dos 60 Anos da Instituição, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira do Espaço Cultural, às 19 horas.

A Expo UFPB 60 Anos, na perspectiva institucional, extrapola o propósito comemorativo, de modo a se caracterizar como demonstração do potencial acadêmico-científico da UFPB, a comprovação de seus esforços para proporcionar ensino público, gratuito e de qualidade, gerando inovação e avanço nos campos do conhecimento e pesquisa, até mesmo uma forma de prestar contar e agradecer a sociedade brasileira que a financia.

A mostra, com estandes e espaços abertos, ocupando a Praça do Povo e mezaninos do Espaço Cultural, será pautada por grande diversidade, empregando linguagens interativas e dinâmicas, oferecendo não apenas conhecimento, mas também muito diversão e entretenimento, utilizando recursos audiovisuais e multimídias, integração com o público, experimentos e demonstrações práticas de muitas pesquisas, exposições de produtos, equipamentos e maquinários. Os cursos de engenharia, por exemplo, levarão para o Espaço Cultural veículos automotores projetados e montados por professores e alunos, sistemas e equipamentos para a geração de energia limpa e renovável. O Centro de Ciências da Natureza estará presente com alguns laboratórios de pesquisas ambientais, manejo de hortas, herbário, aquário com camarão gigante da Malásia, além de outros equipamentos e experimentos in loco.

A Expo UFPB 60 Anos ainda reunirá atividades e produções de todas as áreas de conhecimento da UFPB: medicina, enfermagem, direito, comunicação, turismo, biotecnologia, ciências da natureza, ciências exatas, ciências humanas, gastronomia, artes, diferentes segmentos da engenharia, entre outras.

Certamente, a parte imperdível do evento será sua extensa e eclética programação artístico-cultural, de alta qualidade e bom gosto, potencializando a parte de diversão, entretenimento e cultura. Haverá apresentações, principalmente, dos grupos da própria Instituição, a exemplo de sua Orquestra Sinfônica, Quarteto de Trombones, Rubacão Jazz, Orquestra de Violões, Iakekan, entre outros, incluindo grupos de danças e teatro. Entre os grupos e artistas externos, haverá apresentações da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Adeildo Vieira, Nathalia Bellar, Festival de Repentistas, Tambores do Forte de Cabedelo, Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, além da principal atração musical popular do evento: Os Gonzagas.

As apresentações artístico-culturais acontecerão no Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Palco da Praça do Povo e Teatro de Arena.

A organização da Exposição foi confiada ao Programa de Extensão da UFPB “Paraíba Criativa: a cultura paraibana no mundo da economia criativa”, que, conforme as diretrizes de suas ações, terá em seus espaços atividades concretas do rol da economia criativa: fotografia, cinema, televisão, games, design e moda.

Mesmo estando aberto ao público de todas as idades, o evento tem como público alvo principal os estudantes do ensino médio, por se tratar de um segmento que tanto se interessa pelo ensino universitário e suas ações, por ser seu objetivo de vida, sua meta de ascensão profissional. No caso, a Exposição poderá ser determinante para os estudantes indecisos optar por um dos cursos da UFPB, enquanto aqueles que já escolheram sua graduação terão vivências para reafirmar seu propósito.

Instalada, inicialmente, com a denominação de Universidade da Paraíba, por se formar com a junção das escolas superiores do Estado, e federalizada em 1960, a UFPB ensejava ser uma das maiores instituições de ensino superior do país, conforme as palavras de seu fundador, o célebre político e romancista José Américo de Almeida, que afirmou: “A Universidade Federal da Paraíba está predestinada a voos venturosos pelo universo infinito do saber”.

A profecia de José Américo se concretizou, hoje, realmente, a UFPB é uma das maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil, merecendo, assim, uma grande exposição comemorativa que a dignifique, comemore com pompa seus 60 anos.

 

Confira abaixo a programação artístico-cultural da Expo UFPB 60 Anos:

 

ESPAÇO CULTURAL JOSÉ LINS DO REGO

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO

Atividades Gratuitas

[Quinta-feira, 03/dez]

17h – Desfile Filipéia | Praça do Povo

18h – Maracastelo (Abertura Oficial) | Palco Praça do Povo

18h30 – Prima | Palco Praça do Povo

19h – Coral do Curso de Fonoaudiologia | Palco Praça do Povo

20h30 –Dario Júnior e Carlyto Campos | Palco Praça do Povo

21h – Banda Limbo (Rock Autoral) | Palco Praça do Povo

22h – Encerramento Shows

[Sexta-feira, 04/dez]

17h – Grupo Iakekan: Músicas e minorias latino americanas | Palco Praça do Povo

19h – Orquestra Sinfônica da UFPB (Solenidade de Abertura) | Sala de Concertos

20h – Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste | Palco Praça do Povo

21h – Grupo Imburana | Palco Praça do Povo

22h – Adeildo Vieira | Palco Praça do Povo

22h40 – Grupo teatral AEDOS – Palco Praça do Povo

23h – Os Gonzagas |Palco Praça do Povo

00h – Encerramento Shows

[Sábado, 05/dez]

17h30 – Desfile Artesania | Praça do Povo

18h – Quarteto de Trombones (Prof. Responsável: Sandoval Moreno) | Sala de Concertos

19h – Duas Palhetas (Prof. Responsável: Heleno Feitosa) | Sala de Concertos

19h – Projeto Interato – Teatro de Arena

20h – Sexteto Brasil (Prof. Responsável: Cisneiro Andrade) | Sala de Concertos

20h – Projeto Interato – Teatro de Arena

21h – Tambores do Forte – Palco Praça Do Povo

22h – – Nathalia Bellar – Palco Praça do Povo

23h – Titá Moura

00h – Encerramento shows

[Domingo, 06/dez]

10h – Musicalização Infantil da UFPB (Prof. Responsável: Caroline Brendel Pacheco) | Sala de Concertos

14h – Aula/Oficina de T’ai-Chi Chuan | Praça do Povo

15h – Orquestra de Violões (Prof. Responsável: Carla Santos) | Palco Praça do Povo

17h – Desfile Sereias | Praça do Povo

17h30- Grupo Teatral Boiúna Luna | Praça do Povo

18h – Iamaká (Prof. Responsável: Eli-Eri Moura) | Sala de Concertos

19h – Camerata Filipeia (Prof. Responsável: Erik Pronk) | Sala de Concertos

20h – Cultura Oriental (Prof. Responsável: Alice Lumi) | Sala de Concertos

20h – Projeto Interato | Teatro de Arena

21h – Michele Morena | Palco Praça do Povo

22h – Encerramento Shows


Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *