O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Documentário ‘Faísca – De Mundo Afora’ é sucesso na internet

Se você utiliza o transporte público na cidade de João pessoa já deve ter se deparado com o embolar de coco de José Ricardo Borges da Silva, 25 anos, mas provavelmente não o conhece como José, nem mesmo Ricardo, muito menos José Ricardo. Falo de uma figura tradicional e anedótica do dia-a-dia do pessoense. Se você mora aqui, certamente, já ouviu a seguinte frase: “O caçador ‘vevi’ da caça, o pescador ‘vevi’ da pesca e o cantador ‘vevi’ do que canta! ”. Isso mesmo, estou falando do artista popular Faísca do pandeiro.

O embolador de coco, que passa os dias nos coletivos da capital, cantando em troca de contribuições dos passageiros, ganhou em 2014 um documentário intitulado ‘Faísca – De Mundo Afora’.  Publicado na integra, no último sábado, dia 15, no site de relacionamentos Facebook, a produção já acumula, até o momento, mais de 50 mil visualizações e 2.700 compartilhamentos.

O documentário tem direção de Swami Marques e surgiu de uma atividade prática no curso de Comunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ministrada pelo cineasta Bertrand Lira. “Tentei levar para o lado mais humano. Muitos têm o pensamento que documentário vai ser chato e demorado, mas estamos tendo um feedback bastante positivo”, revela Marques em entrevista ao Jornal da Paraíba.

Com um viés biográfico, ‘Faísca – De Mundo Afora’, gera no espectador local, uma relação de empatia ainda mais forte, por se tratar de uma personagem folclórico de João Pessoa. “Ele faz parte do cotidiano de mais de 70% das pessoas daqui”, afirma o diretor.

A direção musical é assinada pelo DJ Guirraiz. Através do documentário Faísca teve a oportunidade de entrar em um estúdio de gravação pela primeira vez, onde cantou o coco dos créditos finais.

Faísca – De Mundo Afora

José Ricardo é um jovem de 25 anos, residente na cidade de João Pessoa-PB, onde é conhecido como “Faísca do Pandeiro” por viajar todos os dias nos ônibus da cidade tocando e cantando emboladas com uma voz rouca e muito peculiar.

Apesar da pouca idade, Faísca tem varias aventuras pra contar, entre elas, uma viagem mal sucedida para a cidade de São Paulo, a qual não conseguiu completar, ficando interno num orfanato na cidade de Arapiraca por quase dois meses. Seu pai, Reginaldo de Brito, conhecido como Baixinho dos Folhetos, o ensinou a cantar embolada e é uma de suas maiores influências, tendo falecido quando Faísca ainda era criança. Em meio a muitas histórias, descobre-se um personagem surpreendente, tímido, mas que desconta a timidez na música e no toque do pandeiro.

Com o sonho de gravar um CD e DVD, ele deseja não precisar tocar em ônibus para a vida toda, mas se tornar um artista conhecido e reconhecido pelo seu trabalho.

 

Você pode conferir ‘Faísca – De Mundo Afora’ no YouTube ou na fanpage do Facebook.

 


Fonte: Jornal da Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *