Os atores paraibanos Buda Lira, Dani Barbosa, Ingrid Trigueiro, Jamila Facury, Suzy Lopes e Thardely Lima, que participaram do filme Bacurau de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, premiado no Festival de Cannes, foram agraciados nesta quarta-feira (12) durante uma sessão solene na Assembleia Legislativa da Paraíba, com a Medalha Ednaldo do Egypto. Além deles também foi homenageado o continuísta do filme, Ian Abé. A sessão especial foi uma propositura conjunta dos deputados Ricardo Barbosa (PSB) e Jeová Campos (PSB).
O cinema paraibano está em ascensão e é importante esse reconhecimento.
“Pela primeira vez na história do cinema brasileiro um número tão significativo de paraibanos foi consagrado internacionalmente” destacou Ricardo Barbosa.
Para a atriz Ingrid Trigueiro, uma das homenageadas “Foi muito bom receber a medalha Ednaldo do Egypto, é uma honra. Realmente é o reconhecimento do nosso trabalho.”
Já o ator Thardely Lima declarou em seu facebook: “Que honra receber a maior agremiação de cultura do estado da Paraíba, a medalha Ednaldo do Egypto, juntamente com meus companheiros de luta, em homenagem ao Filme Bacurau que ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes!”
O deputado Jeová Campos viu a medalha como uma forma de incentivar o governo a dar mais apoio a produção cultural da Paraíba, em especial do cinema paraibano. Ele observou que a medalha é uma comenda importante, “mas esta é uma oportunidade que tem dimensão maior, pois provocaremos o Governo no sentido de reconhecer a importância da produção de cultura e de riqueza”.
Frente Parlarmentar
Barbosa disse que, por inspiração de Jeová, protocolizou Projeto de Resolução propondo a instituição do Prêmio ALPB de Cinema Contemporâneo, destinado a premiar, anualmente, as melhores obras cinematográficas produzidas na Paraíba. O prêmio será em troféu e dinheiro.
Além disso, também protocolizou projeto de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e do Cinema Paraibanos. Segundo ele, a Frente visa “difundir em toda a Paraíba a cultura geral e cinematográfica, em particular, sendo necessário, para isso, que se criem projetos de lei buscando destinação de recursos e emendas, provocando programas governamentais”.
Prêmio em Cannes
O filme brasileiro “Bacurau”, dos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ganhou, em maio, ao lado de “Les Misérables”, do francês Ladj Ly, o prêmio do júri, terceiro prêmio mais importante do Festival de Cannes. O longa que tem seis artistas paraibanos no elenco, tem estreia prevista para 30 de agosto de 2019.
Paraíba Criativa com Assessoria