A Mostra Internacional de Teatro da Paraíba (MITpb) continua sua programação recheada com espetáculos de alto nível e na noite desta quinta-feira (8) quatro companhias teatrais vão se apresentar em João Pessoa. As atrações são ‘Poema Negro’ (PB), ‘Miravella’ (França), ‘Terreiro Envergado’ (PB) e ‘Palíndromo’(CE). A entrada para todos os espetáculos é gratuita.
A programação na capital paraibana começa às 17h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, com o espetáculo ‘Poema Negro’, de Railson Almeida (PB). Homenagem ao poeta paraibano Augusto dos Anjos (1884 – 1914) em seu centenário de morte (este ano 101 anos), a performance se constitui num espaço cênico vazio, onde não há cenário, iluminação ou sonoplastia; todas as imagens são feitas a partir do trabalho corporal do ator.
Em seguida, às 18h, no Teatro Paulo Pontes, também no Espaço Cultural José Lins do Rego, o lirismo visual fica por conta do espetáculo ‘Miravella’, da Cia Catherine Dreyfus (França). Segunda peça musical de público jovem, ‘Miravella’ nos transporta pra um mundo primitivo onde formas e movimentos nos trazem às origens e exploração do animal em nós. Nela a dança é matéria, vibrante, ritimada, colorida, convidando à uma viagem às margens de um mundo irreal, maravilhoso e poético.
Às 20h, é a vez de ‘Terreiro Envergado’, do Coletivo Tanz (CG), brindar o púbico pessoense com toda sua energia e vivacidade dramatúrgica, no Teatro Sesi, Centro. A peça compreende o espaço urbano como o rito passageiro da manifestação do “brinquedo beat” dos intérpretes, a partir de ações gestuais e jogos propostos pelos próprios participantes, estabelecendo estruturas que são compostas de brincadeiras. As constituintes da brincadeira podem variar, seja, de uma estrutura material ou imaterial.
Fechando a programação do dia, na MITpb, João Pessoa, acontece, também no Teatro Sesi, a apresentação do Grupo Panelinha de Teatro (CE), com ‘Palíndromo’, às 21h. Baseada na obra “Ovo Apunhalado”, do escritor Caio Fernando Abreu, a peça aborda questionamentos a cerca da existência física, cognitiva e temporal. Provocações sobre o medo, a frustração e a falsa ideia de esperança e felicidade também são feitas durante a encenação, onde o personagem acredita que tudo é inalcançável.
A MITpb – A Mostra Internacional de Teatro nasceu em 2014, inspirada em alguns dos principais projetos do circuito nacional quanto ao seu alcance social e articulação com as esferas públicas e privadas como braço da difusão das artes cênicas entre a população.
Para mais informações acesse o site www.mitpb.com.br.
Confira a programação da MITpb nesta quinta-feira, dia 8, em joão pessoa:
ESPETÁCULOS
Espetáculo: Poema Negro
com Railson Almeida (João Pessoa, PB)
Dia: 08 de agosto 2015
Horário: 17 h
Apresentação Gratuita
Local: Espaço Cultural FUNESC (Tambauzinho)
Espetáculo: Miravella
Cia Catherine Dreyfus (Paris, FRANÇA)
Dia: 08 de agosto 2015
Horário: 18h
Apresentação Gratuita
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego – Teatro Paulo Pontes (Tambauzinho)
Espetáculo: Terreiro Envergado
Coletivo Tanz (Campina Grande, PB)
Dia: 08 de agosto 2015
Horário: 20h
Apresentação Gratuita
Local: Teatro Sesi (Centro)
Espetáculo: Palíndromo
Grupo Panelinha de Teatro (Fortaleza, CE)
Dia: 08 de agosto 2015
Horário: 18h
Apresentação Gratuita
Local: Teatro Sesi (Centro)
Foto: Thercles Silva