Foto: Divulgação
Os municípios de João Pessoa e Pilar recebem na próxima semana o espetáculo teatral ‘Solo de Marajó’, projeto inspirado na obra do escritor paraense Dalcídio Jurandir. A peça foi contemplada com o Prêmio Myriam Muniz 2014 e fará apresentações na terra natal de outros cinco romancistas brasileiros. Foram escolhidos pelo grupo Usina: Jorge Amado, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz e Érico Veríssimo.
Dalcídio Jurandir é natural de Ponta de Pedras, na Ilha de Marajó, no Pará. É autor da saga Extremo Norte, que reúne dez romances publicados entre 1941 e 1978, e além destes, escreveu Linha do Parque, de temática proletária, publicado no Rio Grande do Sul e na Rússia.
As sessões acontecem nos dias 11 e 12 de setembro, em João Pessoa, no Centro Cultural Piollin. Na cidade de Pilar, serão realizadas no dia 13 de setembro, na Fundação Menino do Engenho. A entrada é gratuita.
A turnê do espetáculo ‘Solo de Marajó nos solos de outros brasis’ começou no mês passado e já passou pela Bahia, estado natal de Jorge Amado, e Alagoas, onde nasceu Graciliano Ramos. Da Paraíba, o grupo Usina segue para o Ceará, lugar de Rachel de Queiroz e depois para o Rio Grande do Sul, estado de Érico Veríssimo.
Fonte: Portal Correio