Exposição em cerâmica intitulada “Nós”, se encontra aberta para visitação pública, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Alguns elementos usados pelo artista plástico Márcio Rodrigues foram terra, água, papel e um pouco de pó de density fiberboard para compor as obras.
A exposição ficará em cartaz até o dia 12 de dezembro e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 9h até 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 19h, com entrada gratuita para todos os públicos.
No local o visitante vai encontrar oito objetos artísticos em vários formatos (painéis, totens e potes), produzidos em terracota (paper clay), com imagens em alto e baixo relevo, com engobes coloridos, queimados a 980 graus decorados com grafismo indígenas e iconografias da natureza local, coloridos com a própria terra que lhes deu forma.
“O processo de composição de cada peça durou em média 20 dias e cada elemento tem uma representatibilidade”, comentou Márcio Rodrigues, curitibano que reside em João Pessoa desde 1992. Ele é neto de indígena Guarani, de onde traz toda a influência nos traços quase geométricos impressos nas peças. “Todo trabalho é feito manualmente”, contou Márcio que usa fios, cabos e plugs para chamar atenção para o homem tecnológico.
“O lagarto é uma paixão que tenho e representa a ideia do bem e do mal, do qual mostra essa imparcialidade branca imposta pela sociedade e cobrada por nós mesmos”, explicou. Outro elemento que encontramos é ave que representa, segundo ele, a sabedoria que vai do topo, da cabeça, ao pés.
No espaço expositivo também pode ser vista um painel em lajota cerâmica composta por madeiras de reaproveitamento (pallets industriais de demolição e de embarcações).
Sobre o artista – Márcio Rodrigues é natural de Santo Ângelo (RS), radicado na Paraíba desde 1992. Pintor, escultor, modelador, ceramista desde 2004, instrutor ceramista de comunidades especiais: Quilombolas: Gurugi, Ipiranga e Mituaçu, Conde (PB), Assentados: Assentamento Jardim, Curral de Cima (PB), Assentamento Novo Salvador, Jacaraú (PB), Indígenas: aldeias Ybyquara, Marcação (PB) e São Francisco, Baia da Traição (PB), onde foi realizada a revitalização da Cerâmica Potiguara. Pesquisador da Cultura Material Indígena Potiguara. Em 2006, participou de uma exposição coletiva e somente agora faz uma exposição individual.
SERVIÇO:
Exposição Nós
Expositor: Márcio Rodrigues
Até 12 de dezembro
Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
Horário de visitação: Terça a sexta-feira – 9h às 18h
Sábado, domingo e feriados – 10h às 19h
Entrada gratuita
Contato do Artista:
MÁRCIO RODRIGUES
Fone: 9.8850.7195
Email: mlwr35@gmail.com
Via: Portal Correio