Neste sábado (5) e domingo (6), o projeto Estacine, localizado na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, apresenta dois filmes com temáticas femininas: Frida e Miss Potter. Os filmes estarão em cartaz, respectivamente, no miniauditório III da Estação das Artes Luciano Agra, situado ao lado da Estação Cabo Branco. As sessões têm início às 16h e são gratuitas.
No sábado será exibido Frida, filme de 2002 que retrata a história da pintora mexicana Frida Kahlo que nasceu em 1907 e com a sua natureza transgressora se transformou num mito em toda a América Latina. O filme também narra a vida amorosa da pintora como o casamento com o também pintor Diego Rivera, 20 anos mais velho, e o relacionamento com várias mulheres.
Já no domingo, o filme em cartaz será Miss Potter. Lançado em 2006, trata da história da escritora de best-sellers infantis Beatrix Potter, mostrando sua ascensão como autora e suas dificuldades amorosas. Suas histórias foram adaptadas para o teatro, cinema e televisão, inspirando várias gerações. Na vida pessoal, foi um exemplo de mulher no início do século XX, defendendo seus ideais numa sociedade onde as mulheres apenas desejavam um bom casamento.
O projeto Estacine surgiu em 2009 com o objetivo de levar filmes que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade de forma gratuita para a população. Inicialmente as sessões eram apenas de filmes nacionais mas, a pedido do público, passou a exibir filmes nacionais e internacionais. Desde sua criação foram exibidos mais de 2 mil e 500 filmes.
Mostra Mulher:
Sábado (5) – Filme: “Frida – 16h
Ano Lançamento 2002
Gênero Biografia, Drama
País de Origem EUA, Canadá e México
Duração 120 minutos
Direção Julie Taymor
Classificação 16 anos
Domingo (6) – Filme: “Miss Potter” – 16h
Ano Lançamento 2006
Gênero Drama
País de Origem Reino Unido / EUA / Isle Of Man
Duração 92 minutos
Direção Chris Noonan
Classificação 10 anos
Via: PMJP