Ângela Duarte
Entre 27 de abril e 22 de maio, a Galeria Lavandeira recebe a exposição Zona Abissal, dos artistas do curso de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A Galeria fica localizada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da instituição. A abertura acontecerá nesta quinta-feira (27), às 18h. A entrada é gratuita.
A Exposição Zona Abissal surge de um desdobramento de um workshop realizado em 2019 pelo professor Gabriel Bechara Filho sobre o derramamento de óleo, que aconteceu no mesmo ano, no litoral nordestino. Serão expostas obras em diversas linguagens, incluindo fotografia, arte digital, pintura, desenho, instalações, arte-objeto e escultura produzidas por vinte estudantes do curso de artes visuais da UFPB.
Será a primeira vez que a estudante Mikaely Rocha participará de uma exposição com obra própria. Ao Paraíba Criativa, ela falou da importância desse momento, “primeiro por colocar jovens artistas e curadores nos espaços expositivos da cidade, segundo por sua temática, já que a exposição vai tratar da natureza, especialmente do mar, num momento em a cidade passa por discussões em relação a ele”.
Para a estudante Mayara Ismael, a exposição é uma oportunidade de divulgar a arte contemporânea paraibana. Sua obra, intitulada “para quem nasceu aqui e tem sensibilidade” critica o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro: “a minha obra fala sobre o Governo do Brasil em 2021, no momento em que o Pantanal estava pegando fogo, a pandemia estava em seu auge, e o presidente ridicularizava a situação”, explica.
A exposição tem curadoria de Vitória Formighieri e Emanuelly Guedes e conta com o apoio da pinacoteca da UFPB. Os artistas foram selecionados através de edital. A exposição estará disponível ao público no horário de funcionamento da Galeria Lavandeira: de segunda a sexta, das 10h às 21h.
Serviço
Visitação: de 27 de abril a 22 de maio, de segunda a sexta.
Horário: das 10h às 21h
Local: Galeria Lavandeira, Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba