Joel Veiga, fotografo pessoense, inaugura nesta quinta-feira (16), às 19 h, a exposição “Meridianos”. A coleção de 16 fotografias em preto e branco, de sua autoria, retrata as paisagens gélidas da Islândia. O acervo que surgiu de uma viagem de Joel à Escandinávia Invernal, ainda no início deste ano, estará aberto à visitação no Casarão 34, situado na Praça dom Adauto, até 28 de agosto, com entrada gratuita.
“Meridianos” é a primeira exposição individual do fotografo em um espaço público voltado a arte em João Pessoa, nela está presente uma realidade transversalmente oposta à da sua cidade natal, realidade essa onde as temperaturas batem os -25 ºC, onde as manhãs começam às 11h e são frequentes as auroras boreais. O olhar sensível do artista de 29 anos capta de maneira única as dicotomias que parecem compor dois mundos divididos por hemisférios. As baixas temperaturas renderam para ele muito mais que inspiração para fotos, mas também um encontro com o espiritual.
“Como vivi toda a minha infância e adolescência na Paraíba, apenas desenvolvi uma ideia do que seria o frio. Quando saí para morar no Nordeste norte-americano, aí sim, passei a vivê-lo. Junto à temperatura, pude ter o silêncio – por isso, para mim, estes dois elementos não se dissociam, constituem uma condição de sentido territorial da vida”, reflete.
“As fotografias de Joel Veiga são, em sentido amplo, autorreferentes. Seus anseios e questionamentos acerca das coisas da vida, do mundo, do tempo e dos ambientes que o circundam estão postos nas imagens sob os mais diversos ângulos nada (ou quase nada) harmoniosos, em razão dos cortes fora de enquadramento. Por isso que algumas fotografias dessa série provocam um certo desconforto no espectador logo ao primeiro instante”, pontua Valquíria Farias, diretora do Casarão.
Para Veiga, o silêncio encontrado no frio torna visível o “sentido territorial da vida”, sua amplitude, assim como impermanência. Em “Meridianos”, os reflexos estão na ausência e na distância: das coisas, dos fatos cotidianos, da desnecessidade de falas e informações em excesso e da própria diluição do tempo. “Gostaria que as pessoas pudessem sentir o silêncio do mundo e, quem sabe, sentir o meu silêncio nessas fotografias”, espera.
Joel Veiga – É fotógrafo brasileiro, nascido em João Pessoa em 1985. Cursou Artes Visuais na Faap e Fotografia na Aeso (Faculdades Integradas Barros de Melo), em São Paulo. Exposições individuais: [entre], na Galeria Amî, São Paulo; “Absentia”, no Festival Fotocita de Córdoba, Argentina, 2014; nas sedes da Energisa, na Paraíba (João Pessoa, Patos e Campina Grande), no projeto Arte na Empresa, 2014; e Mostra “Coletiva 4”, na Usina Cultural Energisa, 2015.
O artista integra a nova geração de profissionais surgidos na primeira metade dos anos 2010, tendo já apresentado seus trabalhos em exposições coletivas na Usina Cultural Energisa e no Festival Fotocita de Córdoba, na Argentina.
Serviço:
Exposição fotográfica “Meridianos”- Joel Veiga
Local: Casarão 34 (Praça Dom Adauto, Centro Histórico)
Abertura: quinta, 16 de julho, às 19h
Em cartaz: até 28 de agosto, das 9h às 17h
Informações: (83) 3218-9708
Fonte: Secom PB