Nesta sexta-feira(24), em Santa Luzia(PB) serão iniciadas oficinas de preparação para o I Festival Quipauá de Cinema. As atividades têm o objetivo de proporcionar formação e aperfeiçoamento na área do cinema. A iniciativa envolve a ONG Café Cultura, a Prefeitura Municipal e o Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do Curso de Cinema da UFPB, e da Academia Paraibana de Cinema.
O curso é gratuito e faz parte de uma série de ações, que serão realizadas durante um ano, para a formação nas diversas funções envolvidas na produção cinematográfica. As oficinas serão ministradas por professores do Curso de Cinema da UFPB e especialistas nas áreas abordadas e poderão ser cursadas em conjunto ou isoladamente, dependendo do interesse do aluno. Em ambos os casos, os participantes terão direito a certificado.
O primeiro curso, que terá como tema Iniciação ao Cinema de Ficção e Documentário, será ministrado pelo professor João de Lima Gomes e pela professora Zezita Matos.
João de Lima é cineasta e docente do CCTA, com doutorado em Comunicação, no qual estudou o cinema documentário brasileiro com ênfase em Aruanda, obra fundamental do cineasta Linduarte Noronha, filmado em Santa Luzia.
Zezita Matos é atriz premiada nas áreas de cinema, teatro e televisão, Presidenta da Academia Paraibana de Cinema e professora aposentada do Centro Universitário de João Pessoa. Tem formação nas áreas de Pedagogia e Letras.
As inscrições estão sendo feitas nesta quinta-feira(23), nos períodos da manhã e tarde. na Sala de Leitura do Café Cultura, localizada na Rua Padre Jovino, em frente à Câmara Municipal de Santa Luzia. São oferecidas 16 vagas.