O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Festival The Town, o “Rock in Rio paulista”, começa sábado (02); Artistas paraibanos participam do evento

Laura Moura

O evento cultural “The Town” acontece na capital paulista. Imagem: Reprodução/Portal Globo Cidade

Dos mesmos criadores do “Rock in Rio”, o The Town surge como o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo. Com início neste sábado (02) e tendo continuidade nos dias 03, 07, 09 e 10, o evento que conta com 5 palcos diferentes tem a presença confirmada de artistas paraibanos do ‘Forró Red Light’ e do ‘Baile Encarnado’ (com Mestre Nico, Ella Voa e Furmiga Dub). Além do melhor do forró nordestino, o evento marcado pela diversidade musical garante ainda a presença de grandes nomes do mercado internacional, como Bruno Mars, Post Malone e Foo Fighters. Para a compra de ingressos acesse The Town Ingressos.

Desenvolvido pelo músico paraibano Fabiano Formiga, com mais de 10 anos de experiência tocando na Orquestra Sinfônica do Estado, o FurmigaDub é um projeto em que o compositor se dedica à pesquisa e ao resgate de Mestres da Cultura Popular paraibana. Também atrelada à preservação cultural, Ella Voa (nome artístico de Rafaela Nepomuceno) além de ser uma grande referência da roda de coco em São Paulo é também fundadora do Coco de Oyá e está envolvida em 10 projetos musicais ligados a resistência do folclore nordestino. Da mesma maneira que os seus companheiros musicais, o Mestre Nico é referência na cultura popular do Maracatu Rural Cruzeiro do Forte e do projeto Siba. Juntos unem suas paixões pela arte e expressão social em sons contagiantes.

Além disso, dividindo o palco com o grupo, o duo Forró Red Light é composto por Geninho Nacanoa e Ramiro Galas, que a partir da arte-educação relacionam o meio ambiente e a música. O primeiro se dedica à pesquisa e ao resgate de sonoridades afro e indígenas, em especial a comunidade fulni-ô do DF. Já Galas pesquisa sobre a cultura do DJ e seu papel na circulação musical. Com semelhanças e diferenças, as bandas se reúnem por uma causa maior, a valorização da cultura popular paraibana e sua disseminação pelo mundo, a começar pelo evento de sábado. 

Acertando em cheio na representação cultural, o festival foge dos padrões e valoriza também o forró e os ritmos tradicionais nordestinos. Assim, o Forró Red Light junto ao Furmiga Dub & Seu Bando buscam criar uma mistura única de folclore, coco,  dub e reggae, projetando o arrasta-pé a novos horizontes sonoros com batidas vibrantes e letras que refletem sobre a defesa da Mata Atlântica. 

Duo Forró Red Light. Imagem: Reprodução/Site The Town

As composições de Mestre Nico acompanhadas a forte presença vocal de Ella Voa (Coco de Oyá) formam um set list (lista de canções) marcado por mensagens de conscientização ecológica e ainda resistência cultural. O grupo enxerga o encontro como uma celebração a pluralidade artística, autenticidade e a ancestralidade nordestina, afirmando o seu trabalho como uma forma de manter suas heranças artísticas vivas refletindo sempre sobre a essência da cultura nacional.

Com o coco de roda cada vez mais presente não só no estado paraibano, mas também em todo o país, o bando ressalta não apenas o seu empenho em  intensificar a visibilidade dessas práticas, mas também o seu desejo pela abertura cada vez maior para tais figuras culturais, tanto social quanto financeira. “Não queremos ser valorizados apenas no São João, queremos estar no palco dos festivais o ano inteiro”, declara o grupo. Assim, eles anseiam que o The Town sirva como um impulsionador para palcos maiores e horários com maior presença de público para que as chamas da cultura nordestina nunca se apaguem e a Paraíba possa brilhar cada vez mais mundo afora.

Serviço

Evento: The Town – Forró Red Light e o Baile Encarnado (com Mestre Nico, Ella Voa e Furmiga Dub).

Data:  Abertura no sábado (02), 03, 07, 09 e 10

Local: Autódromo de Interlagos, em São Paulo; palco New Dance Order, às 15:05h.

Ingressos:  O valor diário custa R$815 a inteira e R$407,50 a meia-entrada. Pode ser feita a compra de até quatro ingressos por dia de festival por CPF, sendo no máximo uma meia-entrada, no site oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *