A mostra reúne quadros assinados por Rafael dos Santtos e homenageia o Chef francês Marie-Atoine Carême.
Na última quarta-feira (06), a Faculdade Internacional do Paraíba (FPB) recebeu a exposição artística ”Rei dos Chefs” em homenagem ao chef francês Marie-Atoine Carême. A exposição com obras do artista plástico e chef paraibano Rafael dos Santtos foi elaborada para receber a escola francesa de gastronomia le cordon bleu.
“Os desenhos são reproduções das obras que Marie-Atoine Carême, um dos maiores chefs da gastronomia, produzia em açúcar”, disse Rafael.
Rafael do Santtos
Rafael dos Santtos, nasceu em 1991 em João Pessoa — Paraíba (BRA), local que reside e onde iniciou sua carreira artística aos quatro anos de idade com a pintura em porcelana e aos cinco a pintura em tela. Em 2011 foi artista convidado do Livro “Obra Prima, valorizando talentos”, livro este que alcançou grande repercussão nacional, sendo inclusive apresentado na vitrine do Faustão — TV GLOBO. Nesse mesmo ano teve suas obras expostas no L’universe Bresilien — Galerie Everarts em Paris. Além de receber a Medáille d’Argent — Láurea concedida pela Academie de Mérite et Devouement Français, Artes, Letras e Ciências da França, pelos relevantes serviços prestados a Arte Mundial, sendo o mais jovem na história a receber tal condecoração. Em 2019, foi escolhido pela Comissão do Centenário de Jackson do Pandeiro, para criar um grande monumento que homenageia o músico. O monumento intitulado Rei do Ritmo foi concebido em alusão à marca Oficial do Centenário, que por sua vez havia sido inspirada em um xilogravura do artista gráfico Jô Oliveira. O monumento, ‘ quase 7 metros de altura e 2 toneladas de Aço Corten, e está instalado nos jardins do Terminal Rodoviário de João Pessoa, recepcionando quem chega ao Estado da Paraíba. O lugar de instalação foi escolhido levando em conta o fato de que Jackson deito havia residido no bairro na década de 40. Uma maquete do monumento foi exibida no Salão de Arte Carrousel du Louvre, no Museu do Louvre na cidade de Paris, capital da França, lançando a obra para o Mundo. Além do Monumento do Rei do Ritmo, Rafael dos Santtos tem suas obras espalhadas em diversos continentes, em várias coleções, a exemplo da escultura “África”, instalada no portal de entrada Casa do Jardim de Cristal, projetada por Lina Bo Bardi. Por sua obra, o artista foi homenageado em diversas instituições de arte como a Académie de Mérite et Devouement Français, Artes, Letras e Ciências da França, a Academia Franco-Brasileira DIVINE, Artes, Letras e Ciências do Brasil, recebendo diversos títulos honoríficos.