A terceira edição do “Emoções pelas Letras” se realizará nos próximos dias 28 e 29 de novembro, das 8 às 17h, na Fundação Casa de José Américo, instituição idealizadora do evento, que nesta edição conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia e do Centro Estadual de Arte (Cearte). Como declarou Fátima Farias – Assessora de Imprensa da Fundação Casa de José Américo(FCJA), na página da Fundação no Facebook:
“O “Emoções pelas Letras” visa proporcionar aos participantes um contato com novos formatos e formas que unem as letras, cores, sons e movimentos, deste novo universo, e envolver a sociedade nas novas expressões artísticas e literárias. A programação cultural constará de oficinas de dança, teatro, arte urbana, quadrinhos, grafitti, fotografia, cinema, desenho de letras, entre outros. E mais, performances artísticas, sarau poético e slam. Terá a participação de grandes nomes das artes contemporâneas da Paraíba, onde farão apresentações e ministrarão oficinas em diversas áreas.”
A abertura solene do evento acontecerá na quinta-feira (28), às 8h30, no Auditório da Fundação Casa de José Américo(FCJA), com apresentação da dança indígena Toré, pela Escola Cacique Iniguaçú (Aldeia Tramataia). A seguir, o início das seguintes oficinas: Olhares Participativos, com exibição e análise do filme Divertidamente, com mediação e debate de Katzumy Lia Fook; Jogos Teatrais, por Verônica Cavalcanti; Grafitti, com Kollen Camilo – Artesperança. Às 11h, apresentação no Auditório, seguido da atração Slam Paraíba (Caetano Filosofino).
As atividades da tarde iniciam às 14h, com Dança Urbana, pelo grupo do Cearte, coordenado por Vant Vaz. As oficinas começam às 14h30: Olhares Participativos – exibição e análise do filme A Era do Gelo, com mediação e debate de Katzumy Lia Fook; Sensibilização Poética nas Danças Urbanas – Vant Vaz; Quadrinhos e Literatura: Diálogos Constantes – Marcelo Soares e Megaron Xavier. Às 17h30 – apresentação de Sarau Poético – Estado de Poesia (Nilton Santos).
Na sexta-feira (29), a programação inicia às 8h30, com a apresentação de Locomotiva de Versos, com o poeta Marconi Araújo (Academia de Cordel do Vale do Paraíba). A seguir, o início das oficinas do dia: Fotografia em Smarthone (manhã e tarde), com Allan Luna; Arte Urbana, com Thayroni Arruda; Lettering – Desenho de Letras (Fanny Miranda). As atividades da tarde iniciam às 14h, com a apresentação do Grupo Looney Tunes Crew, coordenado por Wesley Bezerra, seguido de Animal Político, pelo grupo Trupe Clark (Cearte), coordenado por Verônica Cavalcanti; Poética, pelo Grupo Poética Evocare, coordenado por Marineuma de Oliveira. Às 16h30, o encerramento terá como ponto alto o espetáculo Eternamente Bibi (sarau poético), com Romildo Rodrigues, dirigido por Maria Rita.
Ainda de acordo com a publicação a programação, ainda contará com a Exposição 70 anos do Correio das Artes e Campanha “Esqueça um livro”.
Exposição 70 anos do Correio das Artes
Esta acompanhará todo evento, instalada no hall, com exibição de cerca de 70 capas da revistas, ao longo das sete décadas.
Campanha “Esqueça um livro”
Faz parte deste projeto, com a finalidade de incentivar o desapego e estimular o compartilhamento de livros. Esta edição foi lançada no “Dia Nacional dos Escritores”, em um evento promovido pela Fundação Casa de José Américo, na qual homenageou a escritora Neide Medeiros, solicitando ao público em geral à doação de livros infantis, infanto-juvenis, poesias, gibis, romances e contos. Os livros recebidos por doação serão utilizados em uma ação de conscientização para o desenvolvimento do hábito de leitura, através do público que participará do evento, transformando a ideia em uma ação multiplicadora.