A oficina de arte têxtil chilena intitulada ‘Artes Manuais e Histórias de Si’ será ministrada pela pesquisadora Dalvaci Porto no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira, na programação da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O evento acontece de segunda (23) a sexta-feira (27), a entrada é gratuita.
“Arpillera’ é o nome espanhol para a fibra de juta, trazida ao Brasil pelos japoneses. É também uma técnica de arte têxtil difundida, inicialmente, no Chile pela a cantora Violeta Parra (1917-1967), que também era pintora, ceramista e bordadeira.
“Essa oficina será realizada Centro Cultural Mangabeira, ao invés do Casarão 34, porque lá o espaço atende melhor as ações desta atividade, que é voltada para o público de maior idade, sobretudo mulheres vivendo em comunidades de baixa renda”, comenta a coordenadora da Galeria Casarão 34, Valquíria Farias.
A proposta da oficina de arpilleras é criar uma poética de costura e bordado, em processos coletivos de troca de saberes e experiências. “É uma proposta de vivência prática, por meio das artes manuais e o compartilhamento de histórias de vida. Ao final, cada pessoa produz uma narrativa visual como produto do seu processo criativo”, diz o informativo do curso.
Estão disponíveis 20 vagas para mulheres, com idade a partir de 40 anos. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (23), no próprio Centro Cultural de Mangabeira, gratuitamente.
Serviço:
Curso ‘Artes Manuais e Histórias de Si’
Ministrante: Dalvaci Porto.
Período: de 23 a 27 de Janeiro de 2017
Horário: das 08 às 12h
Local: Centro Cultural Mangabeira
Inscrições: no local, até 23/1.
Quanto: gratuito.
Via: Prefeitura de João Pessoa